Finanças & Wall Street

João Lourenço assina mais um ajuste directo a favor do universo empresarial do governador de Benguela

12-05-2023 5:56

Nelson Francisco Sul

Director

12-05-2023 5:56

Nelson Francisco Sul

Director

Em apenas dois dias, o Presidente da República autorizou, em despachos presidenciais, a contratação de seis empreitadas no valor de mais 500 milhões de dólares. Todas, curiosamente, pelo procedimento de contratação simplificada. Mais de 100 milhões de dólares irão parar às contas de empresas ligada ao universo empresarial de Luís da Fonseca Nunes, o governador de Benguela

A Wedo Developments, Ltd, é uma empresa registada em Londres, tendo, em 2021, constituído a sua surcusal angolana. O endereço desta empresa é justamente a sede do Grupo Omatapalo: província da Huila, Bairro Tchioco, Zona Industrial II. A estes dados, acrescenta-se o facto de, aquando da sua constituição junto da Conservatória dos Registos da Comarca da Huíla, a 9 Março de 2022, a empresa ter sido representada por Edmar Santiago Vieira Manuel, membro do conselho de administração da Omatapalo.

De acordo com o despacho presidencial n.º 103/23 de 10 de Maio, o ministro da Energia e Águas está autorizado a formalizar a abertura da contração por ajuste directo, em função de critérios materiais, a celebrar com o consórcio constituído pelas empresas ACQUACORP – Serviço de Água, Limitada e a Wedo Developments Limited.

Este contrato, com financiamento externo como fonte, terá como finalidade a reabilitação e operação assistida do sistema de abastecimento de água nos municípios de Benguela, Catumbela, Lobito e Baía-Farta.

A empreitada de obras públicas vai custar 192,3 milhões de dólares norte-americanos, e o Presidente da República não identificou no despacho por si assinado quem será o financiador externo.

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email