O comunicado da Empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM) destaca que este leilão é direccionado a clientes registados na base de dados da entidade estatal responsável pela comercialização da produção de diamantes de Angola, que tenham expertise na comercialização de pedras especiais, sendo que os lotes irão incluir um total de (74) setenta e quatro diamantes brutos, com peso igual ou superior a 10,80 quilates.
As referidas pedras de diamantes brutos foram produzidas por nove sociedades mineiras, sendo (37) trinta e sete da Luele, (14) catorze da Catoca, (8) Oito da Mussende, (5) Cinco da Kaixepa, (5) Cinco da Chitotolo, (2) Duas da Lulo, (1) Uma da Cuilo Kwenda, (1) Uma da Somiluana e (1) Uma da Furi.
A entidade avança que as sessões de visualização irão decorrer a partir da próxima segunda-feira, 23 de Fevereiro a 03 de Março do corrente ano, nos escritórios sede da SODIAM, em Luanda, e o processo de licitação será feito de forma electrónica, encerrando no dia 04 de Março, às 10h:00, no fuso horário de Luanda.
Este processo de leilão, organizado pela SODIAM, já vai na sua décima sexta realização, desde 2019, tendo o último sido realizado em Setembro de 2025.
Fundada em Novembro de 1999, a SODIAM é a empresa estatal responsável pela comercialização da produção de diamantes de Angola. As produções comercializadas através da SODIAM são originárias de vinte e sete sociedades mineiras, entre kimberlíticas e aluvionares, e cobrem todo o espectro de qualidades em termos de tamanhos, modelos, pureza e cores.
