CPLP +

Ninguém vê Lukashenko, o mais fiel aliado de Putin na guerra da Ucrânia: o que se passa com o Presidente da Bielorrússia?

15-05-2023 3:15

Manuela Goucha Soares

Jornalista Expresso

15-05-2023 3:15

Manuela Goucha Soares

Jornalista Expresso

Líder omnipresente em todas as cerimónias, o Presidente da Bielorrússia não é visto em público desde dia 8. Faltou a duas cerimónias públicas, uma delas este domingo em Minsk, gerando especulações sobre o estado de saúde do mais presente dos aliados de Vladimir Putin na guerra da Ucrânia

O fiel e constante aliado de Vladimir Putin não compareceu, em Moscovo, às cerimónias que assinalaram a vitória da União Soviética na II Guerra Mundial e que constituem um importante símbolo do regime de Putin.

Este domingo, também não assistiu à cerimónia (anual) de juramento de bandeira, de acordo com as informações da agência de notícias estatal BelTA, citada pelo jornal britânico “The Guardian”.

Presidente da Bielorrússia desde 1994, 68 anos, seis vezes reeleito, governa a antiga república soviética com mão de ferro. Alexander Lukashenko, foi o único deputado do Parlamento bielorrusso que se opôs à dissolução da União Soviética, em dezembro de 1991.

O gabinete de Lukashenko não deu nenhuma explicação para a ausência do Presidente que não é visto em público desde dia 8. De acordo com o jornal “The Guardian” (que cita a Euroradio), Lukashenko terá sido levado para uma clínica em Minsk no último sábado.

O primeiro-ministro bielorrusso, Roman Golovchenko, leu uma mensagem de Lukashenko na cerimónia de juramento de bandeira.

Lukashenko é o primeiro e único Presidente da Bielorrússia desde a a dissolução da União Soviética. Este país partilha fronteiras com a Ucrânia, Rússia, Lituânia, Estónia e Polónia, o que o coloca numa posição estratégica para ser utilizado por Putin em eventuais ataques à Ucrânia.

Esta segunda-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros bielorrusso, Sergei Aleinik, inicia uma visita de três dias a Moscovo.

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email