Opinião

TAAG: entre altos voos e ROA negativo

Rogério Ngombo

Especilaista em Finanças e Controladoria

23-10-2024 10:49

23-10-2024 10:49

Rogério Ngombo

Especilaista em Finanças e Controladoria

A TAAG, Linhas Aéreas de Angola, atravessa um momento crítico em sua história. A análise do desempenho financeiro da empresa revela que seu retorno sobre activos (ROA) tem sido consistentemente negativo, refletindo uma gestão ineficiente e dificuldades em transformar recursos em lucros. Desde 2020, a empresa acumulou prejuízos substanciais, começando com uma perda de mais de 131 bilhões de Kz. Embora, em 2021, tenha havido uma leve melhoria, o prejuízo ainda foi significativo, atingindo mais de 80 bilhões de Kz. O que causa maior preocupação é que, em 2023, os prejuízos voltaram a crescer, alcançando 90 bilhões de Kz, revertendo o pequeno lucro de 460 milhões de Kz obtido em 2022.

Ao longo deste período, o ROA da TAAG permaneceu negativo, excepto em 2022, quando registou um ligeiro retorno positivo de 0,001. No entanto, essa melhoria não foi sustentada e, em 2023, o índice voltou a cair para -0,181, indicando que a empresa continua a não gerar valor com seus activos. Esse cenário indica que os activos da empresa foram mal aproveitados, resultando na perda de valor a cada unidade de activo.

A análise da relação entre activos e património líquido (AT/PL) também revela um cenário preocupante de alavancagem, com o património líquido incapaz de sustentar adequadamente os activos. Embora essa relação tenha apresentado uma leve melhoria em 2023, a recuperação não foi suficiente para reverter a tendência de prejuízos acumulados.

Para superar esse momento delicado, a TAAG precisa de alinhar seus investimentos a uma estratégia de longo prazo que priorize a eficiência operacional e a geração de valor. Melhorar o marketing e o relacionamento com os clientes será essencial para reconquistar a confiança do mercado. A reestruturação da empresa é urgente, não apenas para melhorar o seu ROA, mas também para garantir sua sobrevivência e competitividade no sector de aviação.

É fundamental ressaltar que o cálculo do ROA foi realizado utilizando o valor médio dos activos totais, o que proporciona uma representação mais precisa da eficiência da empresa em gerar lucros ao longo do período.

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