Empresas & Negócios

Portugal elogia liderança angolana na busca da paz

20-02-2023 1:14

JA

20-02-2023 1:14

JA

“Angola, aqui há uns anos, tinha alguma relutância em envolver-se em situações de conflitos em outras partes do continente. Hoje Angola tem uma presença forte e tem credibilidade que lhe permite ter um papel chave”, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, à Lusa, à margem da 36ª Cimeira da União Africana

E deu o exemplo do esforço de pacificação da Região dos Grandes Lagos, numa referência ao conflito no Leste da República Democrática do Congo, mas também na República Centro-Africana, onde “Angola também desempenha um papel muito importante”.

“Para nós, é uma grande satisfação ver Angola jogar esse papel. Acreditamos que é um papel muito positivo para todo o continente, porque Angola é um país com peso e fazia falta, de alguma maneira, essa influência”, acrescentou o ministro português.

“Vejo o meu colega angolano muito activo”, referindo-se ao ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o “Presidente João Lourenço a falar com os Presidentes de outros países”, o que “é extremamente positivo, diria, para a CPLP” (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), actualmente presidida por Angola.

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email