CPLP +

Federal Reserve ignora pressão de Trump e mantém juros inalterados

Bernardo Bunga

8 Maio, 2025 - 15:35

Bernardo Bunga

8 Maio, 2025 - 15:35

Num contexto de crescente tensão entre política monetária e pressão política, a Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) decidiu, nesta quarta-feira (07), manter inalterada a sua taxa de juro directora, uma decisão que preserva o actual patamar fixado em Dezembro passado, apesar dos reiterados apelos da Casa Branca por uma flexibilização da política monetária

Em mais uma decisão amplamente aguardada pelos mercados globais, o Conselho de Governadores do Sistema da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) votou, por unanimidade, nesta quarta-feira (7), pela manutenção da taxa de juros paga sobre os saldos de reserva em 4,4%.

Simultaneamente, o Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC, sigla em inglês), órgão responsável pelas decisões operacionais de política monetária, reafirmou sua directriz de manter a taxa dos fundos federais dentro da faixa de 4,25% a 4,5%.

A orientação operacional será executada pela Mesa de Mercado Aberto do Federal Reserve Bank de Nova York, que continuará a desempenhar papel central na ancoragem das expectativas dos mercados e na gestão da liquidez do sistema bancário.

A decisão do Fed retrata a leitura de um cenário económico em transição. A inflação mostra sinais de moderação, mas permanece acima da meta de 2%, enquanto o crescimento da economia norte-americana dá indícios de desaceleração moderada, com um mercado de trabalho ainda resiliente.

O Federal Reserve indica que pretende aguardar evidências mais robustas da convergência da inflação para a meta, evitando movimentos prematuros que possam comprometer a estabilidade financeira.

“O Comité busca alcançar o máximo de emprego e inflação à taxa de 2% no longo prazo. A incerteza quanto às perspectivas económicas aumentou ainda mais. O Comité está atento aos riscos para ambas as partes do seu duplo mandato e considera que os riscos de desemprego e inflação mais elevados aumentaram”, lê-se no comunicado do Fed.

Partilhar nas Redes Sociais

error: Content is protected !!

Leia o principal veículo de informação financeira de Angola

CONTEÚDO PREMIUM DESDE

AOA 1.999/Mês