Da parte angolana, subscreveu a ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, e pela parte sul-coreano, o embaixador Kwang Jin Choi, num evento que teve lugar no 10.º andar da sede do Ministério das Finanças, em Luanda.
Este instrumento permitirá ao País aceder a um financiamento de até AOA 911,96 mil milhões (US$ mil milhões) até 2028, destinado a apoiar projectos de carácter estratégico e concessional.
”Estes instrumentos, de natureza concessional, permitirão financiar projectos estratégicos em áreas-chave como infra-estruturas, energia, transportes, tecnologia, saúde e educação, promovendo a modernização e a diversificação da economia nacional”, disse Vera Daves, citada em comunicado.
Na ocasião, foi, também, rubricado um Acordo de Empréstimo específico, que prevê a disponibilização de AOA 53,80 mil milhões (US$ 59 milhões) para o financiamento do Projecto de Instalações de Transformação de Peixe e de Armazenagem Frigorífica. O objectivo central é modernizar o sector pesqueiro, com foco no processamento industrial, no melhor aproveitamento dos recursos marinhos e na redução significativa do desperdício de pescado através de melhores condições de armazenamento e conservação.
O projecto contribuirá directamente para a segurança alimentar e nutricional, ampliando a oferta de produtos processados de qualidade para consumo interno e exportação.
A Coreia do Sul, que mantém relações diplomáticas com Angola há 33 anos, sublinha a importância do momento histórico, enfatizando que os acordos que acabaram de ser assinados resulta do entendimento entre os presidentes dos dois países durante a recente visita de João Lourenço a Seul.
Kwang Jin Choi recorda que “as relações bilaterais entre Angola e a Coreia tem vindo a fortalecer-se de forma contínua e consistente”.
A cerimónia contou, ainda, com a presença do Secretário de Estado para as Pescas e Recursos Marinhos, Álvaro da Cunha dos Santos, além de representantes do Ministério das Relações Exteriores (MIREX) e da Missão Diplomática Coreana.