Especial

Prémio 30 jovens líderes: Álvaro Fernão, Francisca Costa e Kenny Vasconcelos

23 Novembro, 2025 - 07:07

O Telegrama

23 Novembro, 2025 - 07:07

O Telegrama

Os prémios 30 jovens líderes do futuro celebram os executivos com menos de 40 anos de idade que melhor responderam aos desafios do sector da banca, segurador, mercado de capitais, sociedades corretoras e distribuidoras de valores mobiliários, gestores de unidades de gestão de activos, auditores e gestores governamentais das finanças públicas e da bolsa de valores

ÁLVARO FERNÃO

Profissional com vasta experiência no sector financeiro público, representação de accionista, governança corporativa e assessoria. No Ministério das Finanças, exerceu funções de director-geral-adjunto do Instituto de Preços e Concorrência, director nacional da Contabilidade Pública, vogal do Conselho Fiscal do Fundo de Garantia de Crédito e consultor da Secretária de Estado do Orçamento e Investimento Público. Foi, ainda, director de Auditoria e Integridade da Administração Geral Tributária (AGT). No Banco Nacional de Angola (BNA), foi membro do Comité de Liquidez, presidente do Conselho de Auditoria e, actualmente, exerce funções no Conselho de Administração, como Administrador Não Executivo.

‎Na primeira quinzena de Janeiro de 2025, aos 39 anos, assume a presidência do Conselho de Administração do Instituto de Gestão e Participações do Estado (IGAPE).

‎FRANCISCA COSTA

‎Tem 38 anos e, desde o terceiro trimestre de 2023, é a responsável pelas principais decisões financeiras do Banco de Fomento Angola (BFA), ocupando o posto de Administradora Executiva e Chief Financial Officer (CFO). Exerce, também, a função de vice-presidente do Conselho de Administração da sociedade distribuidora de valores mobiliários do Grupo BFA, a BFA Capital Markets. Entre 2023-24, foi vice-presidente do Conselho de Administração da BFA Gestão de Activos.

‎Acumula um percurso profissional de cerca de 20 anos, destacando-se a sua passagem como Manager de Auditoria na KPMG & Associados, com actividades realizada em Portugal, Grécia e Angola.

KENNY VASCONCELOS

Tem 33 anos e a sua entrada no mundo financeiro teve início em 2017, no Banco Angolano de Investimentos (BAI), ocupando a função de técnico na Direcção de Mercados Financeiros, tendo percorrido os departamentos da Sala de Mercados, Análise e Controlo e, por último, o de Mercado de Capitais. Em 2020, fundou a Kitadi Capital Partners, uma sociedade corretora de títulos e valores mobiliários, onde ocupa o posto de presidente do Conselho de Administração.

Partilhar nas Redes Sociais

+ LIdas

Leia também

error: Conteúdo protegido!!

Informação de qualidade que o ajuda a crescer

Já é assinante?

Informação de qualidade que o ajuda a crescer