Empresas & Negócios

Manuel Passos, o novo CFO da Unitel ‎

Nelson Francisco Sul

19 Janeiro, 2026 - 20:38

Nelson Francisco Sul

19 Janeiro, 2026 - 20:38

Manuel Costa Duarte dos Passos passa a ser o novo responsável pelas principais decisões financeiras da gigante do sector de telecomunicações, após saída de Eliana Santos, que deixou a operadora por motivo de fim de mandato. A operadora que prevê, no primeiro trimestre deste ano, a venda de 15% do seu capital através de uma Oferta Pública Inicial na Bolsa de Luanda (BODIVA), ainda não comunicou oficialmente o mercado sobre estas movimentações

‎O ano de 2026 começou com mudanças na direcção financeira da maior operadora do País, a Unitel, com os accionistas (Sonangol e Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado -IGAPE) a deliberarem a escolha de Manuel Passos como novo membro do Conselho de Administração, ocupando funções de Administrador Executivo e Chief Executive Officer (CFO).

‎Com uma trajectória profissional voltada à área de administração de negócios, banca e serviços financeiros, Manuel Passos, que substitui Eliana Santos, foi, até há pouco tempo, CFO e administrador executivo na Unitel Money, sociedade detida em 100% pela Unitel, e vocacionada à prestação de serviços de depósitos, levantamentos, transferências e pagamentos de dinheiro através do telemóvel.

‎No sector bancário, Manuel Passos integra ainda o Conselho de Administração do Standard Bank Angola (SBA), desempenhando funções de administrador não executivo. No passado, esteve no board do extinto Banco Postal de Angola, onde assumiu funções de administrador executivo.

‎O seu percurso profissional conta ainda com passagem no Fundo de Garantias de Crédito (FGC), onde exerceu funções de presidente do Conselho de Administração, durante um período de dois anos (2020 e 2022). Foi, também, presidente do Conselho Fiscal da Recredit.

‎É licenciado em Gestão de Empresas, pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto, e detém três pós-graduações, uma em Gestão de Projectos de Investimento (Instituto de Formação Bancária de Lisboa), a segunda em Gestão de Empresas, pela Universidade Católica de Lisboa, e a terceira em Gestão na Banca pela Catolica Lisbon – Business & Economics.

Partilhar nas Redes Sociais

Nelson Francisco Sul

Director

Nasceu em Benguela, cursou Direito, mas apaixonou-se pelo Jornalismo. Desde então, esteve sempre inclinado em jornalismo político e investigativo. Foi correspondente na Deutsche Welle, emissora internacional da Alemanha, e no Expresso, o principal jornal de informação generalista de Portugal. Em Angola, conta com passagens em diversos órgãos, destacando o extinto Semanário Angolense e o jornal económico Expansão. Até fundar o O Telegrama, Nelson prestou consultoria em duas agências britânicas de classificação de risco de crédito e de risco reputacional de negócios.

+ LIdas

Leia também

error: Conteúdo protegido!!

Informação de qualidade que o ajuda a crescer

Já é assinante?

Informação de qualidade que o ajuda a crescer