Finanças & Wall Street

BFA afasta Francisca Costa do cargo de CFO ‎

Nelson Francisco Sul

27 Janeiro, 2026 - 01:08

Nelson Francisco Sul

27 Janeiro, 2026 - 01:08

É a notícia mais improvável do mercado financeiro. O Banco de Fomento Angola (BFA) escalou um novo Chief Financial Officer (CFO) para o mandato de 2026 a 2028, afastando, desta forma, Francisca Ferrão Costa do cargo de Administradora Executiva com o pelouro das Direcções de Aprovisionamento, Direcção de Banca de Investimento, Direcção de Contabilidade e Planeamento, Direcção Financeira e Internacional e Direcção de Responsabilidade Social

‎O afastamento de Francisca Costa, 39 anos, já pode ser considerado como uma das maiores surpresas do mercado financeiro no ano que agora começa. Descrita como “uma das executivas mais bem preparada, rigorosa e disciplinada”, a sua não continuidade era uma das decisões mais improváveis em qualquer mudança que ocorreria na composição dos órgãos sociais da entidade bancária.

‎“Ela própria foi surpreendida com a notícia”, comentaram várias fontes a par das mudanças no sétimo andar do banco com sede na rua Amílcar Cabral, Edifício n.º 58, Maianga. Resta saber, agora, se, com esta decisão, Francisca Costa se manterá no posto de vice-presidente do Conselho de Administração da BFA Capital Markets. Contactada, a executiva não quis comentar sobre o assunto.

‎A medida, com efeitos a partir de Fevereiro, surge na sequência da reconfiguração da estrutura societária do segundo maior banco em activo do mercado doméstico, que, a 25 de Setembro de 2025, por iniciativa dos accionistas (Unitel e o BPI), alienaram 29,75% do capital social em bolsa. Entre os novos accionistas, distribuídos entre empresas, individuais e institucionais, a nova composição permitiu a entrada de um novo accionista com poderes para indicar alguns membros nos órgãos sociais do banco.

‎A executiva tem mais de 20 anos de experiência na área financeira e contabilística, com passagens pela função de Directora da Direcção de Contabilidade e Planeamento do BFA entre 2017 a 2023, ano em que é convidada a integrar o board do banco, tendo, por inerência funções, ocupado a vice-presidência na BFA Gestão de Activos. Antes disso, entre 2007 a 2017, trabalhou na KPMG & Associados, onde chegou a Manager de Auditoria, dividida entre Lisboa, Luanda e Antenas.

Há mais mudanças… 

‎De acordo com informações, as mudanças no banco não abrangem apenas a Comissão Executiva. Haverá, igualmente, alteração significativa na mesa da Assembleia Geral, e nos conselhos de Administração e Fiscal.

‎De acordo com informações preliminares divulgados pelo BFA, na sequência da Oferta Pública de Venda (OPV), a composição Accionista é repartida entre ‎o BPI, com 33,35%, a UNITEL, com 36,9%, e outros accionistas: 8.473 Investidores, com participações inferiores a 2% do capital social, distribuídos entre empresas, individuais e institucionais: 29,75%.

Partilhar nas Redes Sociais

Nelson Francisco Sul

Director

Nasceu em Benguela, cursou Direito, mas apaixonou-se pelo Jornalismo. Desde então, esteve sempre inclinado em jornalismo político e investigativo. Foi correspondente na Deutsche Welle, emissora internacional da Alemanha, e no Expresso, o principal jornal de informação generalista de Portugal. Em Angola, conta com passagens em diversos órgãos, destacando o extinto Semanário Angolense e o jornal económico Expansão. Até fundar o O Telegrama, Nelson prestou consultoria em duas agências britânicas de classificação de risco de crédito e de risco reputacional de negócios.

+ LIdas

Leia também

error: Conteúdo protegido!!

Informação de qualidade que o ajuda a crescer

Já é assinante?

Informação de qualidade que o ajuda a crescer