Os principais índices bolsistas nos Estados Unidos começaram o mês de julho a negociar em alta, de olhos postos no índice de gestores de compras da indústria transformadora (PMI) que será divulgado esta segunda-feira. O dado surge dias depois de o índice de preços das despesas de consumo pessoal (PCE), divulgado na passada sexta-feira, não ter sofrido alterações em maio, reforçando a narrativa de uma inflação em abrandamento e um de crescimento económico resiliente nos EUA.
Em Wall Street, o industrial Dow Jones subiu 67.34 pontos, ou 0,17%, para 39,186.20 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,19% para em 5.471,08 pontos. Por seu turno, o tecnológico Nasdaq foi mais longe, valorizando 0,23% para 17.773,90 pontos no sino de abertura.
Além do PMI, a semana ficará marcada pela divulgação de outros dados macroeconómicos de relevo para os investidores, entre eles, dados sobre as vagas de emprego (JOLTS), PMI de serviços, a publicação das atas da última reunião da Fed e ainda a participação de Jerome Powell no fórum anual do Banco Central Europeu, em Sintra esta terça-feira.
Destaque para as ações megacap, que antes da abertura de mercado já negociavam no verde, com a grande maçã a registar maiores ganhos (+1,20% para 213 dólares). Em sentido contrário, a empresa de chips Nvidia continua a derrapar. Na abertura da sessão, a tecnológica desvalorizou 1,20% para 121,88 dólares.
NOTA:
O ECO escreve seguindo o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, adoptado em definitivo por Portugal.