Empresas & Negócios

O dia em direto nos mercados e na economia – 12 de agosto

Joana Abrantes Gomes

12 Agosto, 2024 - 09:06

Joana Abrantes Gomes

12 Agosto, 2024 - 09:06

Ao longo desta segunda-feira, 12 de agosto, o ECO traz-lhe as principais notícias com impacto nos mercados e nas economias. Acompanhe aqui em direto

Petróleo supera 80 dólares à espera de resposta do Irão a Israel

Depois de terem registado o primeiro ganho semanal desde o início de julho, as cotações do petróleo nos mercados internacionais estão a subir esta segunda-feira, com os investidores a aguardarem pela resposta do Irão ao assassinato do líder político do Hamas na capital do país.

Pelas 8h22 (hora de Lisboa), o barril de Brent, cotado em Londres e que serve de referência às importações europeias, valorizava 0,64%, ligeiramente acima dos 80 dólares. Do outro lado do Atlântico, o WTI avançava 0,87%, para 77,51 dólares.

No fim de semana, Teerão reiterou a intenção de responder a Israel pelo assassinato do chefe político do Hamas. A imprensa estatal do país informou que uma unidade de mísseis das forças armadas iranianas estava a realizar exercícios perto da fronteira com o Iraque.

“A preocupação imediata do mercado serão os ataques ao abastecimento e às infraestruturas petrolíferas do Irão”, uma vez que o país representa cerca de 4% da produção mundial de crude, afirmou à Bloomberg Vivek Dhar, analista do Commonwealth Bank of Australia, que vê os futuros do Brent a serem negociados entre 75 e 85 dólares por barril “no curto prazo”, embora continuem a existir riscos de um aumento face às tensões no Médio Oriente.

O petróleo tem acompanhado a recuperação dos mercados acionistas desde que, na semana passada, afundou para uma baixa de sete meses, sendo que as perspetivas sombrias vindas da China, o maior importador da matéria-prima, também penalizaram o desempenho dos preços.

Ao longo desta semana, os investidores vão estar atentos ao relatório mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que é divulgado esta segunda-feira, e da Agência Internacional de Energia, a sair amanhã. Quarta-feira é dia de dados da inflação dos EUA.

NOTA

O ECO escreve seguindo o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, adoptado em definitivo por Portugal.

Partilhar nas Redes Sociais

error: Content is protected !!

Leia o principal veículo de informação financeira de Angola

CONTEÚDO PREMIUM DESDE

AOA 1.999/Mês