O compromisso da petrolífera estatal com as energias renováveis, foi ratificado na última quinta-feira, em Luanda, à margem do 1º workshop sobre o “Projecto de Hidrogénio Verde”, que será desenvolvido na Barra do Dande.
Assinado no mês passado, pela presidente do Conselho de Administração do Centro de Investigação e Desenvolvimento da Sonangol, Orlanda da Mata, o presidente da Comissão Executiva do Centro de Investigação e Desenvolvimento da Sonangol, Vladimir Machado, o CEO da CWP, Michael Scholey, o CEO da Gauff, Stefan Tavares Bollow, e Julian Reichert em nome do CEO da Conjuncta, Stefan Liebing, o acordo visa fortalecer a capacidade de Angola em projectos de energia sustentável, abrangendo etapas essenciais como planeamento, licenciamento, financiamento e execução das instalações necessárias para o desenvolvimento do hidrogénio verde.
Testemunhou o momento o secretario de Estado de Estado para o Petróleo, José Alexandre Barroso, que, na ocasião, destacou o crescente interesse das empresas do sector petrolífero pelo hidrogénio, especialmente o “Hidrogénio Verde”, que é visto como uma alternativa estratégica para a transição energética.
Barroso sublinhou, por outro lado, o potencial do país em hidrogénio verde, e seus derivados, como a Amónia Verde, como soluções eficazes para a redução das emissões de gases de efeito estufa, alinhando-se às metas globais de sustentabilidade e combate às mudanças climáticas.
O hidrogénio verde é visto como uma das principais apostas para a transição energética global, oferecendo uma alternativa sustentável aos combustíveis fósseis. Esse tipo de hidrogénio é produzido por meio da electrólise da água, utilizando energia proveniente de fontes renováveis (como solar, eólica ou hidreléctrica), resultando em zero emissões de carbono no processo.
O workshop sobre o “Projecto de Hidrogénio Verde” surgiu na sequência do recente acordo estratégico firmado pela Sonangol com as empresas conjunta, CWP Global e Gauff Engineering. A parceria envolve a CWP Global, uma empresa especializada em projectos de energia renovável de grande escala, com foco em energia eólica, solar e hidrogénio verde, e a Gauff Engineering, uma firma alemã com vasta experiência em consultoria, planeamento, gestão de projectos e construção, especialmente nos sectores de infraestrutura, energia, transporte, água e saneamento.