A Operação Pública de Venda (OPV) de 30% do capital social da Bolsa de Dívida e Valores de Angola – Sociedade Gestora dos Mercados Regulamentados (BODIVA, SGMR) que abrangeu 180 mil acções, rendeu 2,38 mil milhões de kwanzas (AOA), equivalente a 2,61 milhões de dólares norte-americanos (US$), ao câmbio de sexta-feira praticado pelo Banco Central angolano (BNA).
De acordo com uma nota publicada pela BODIVA e a que O Telegrama teve acesso, o preço unitário de venda fixou-se em AOA 13.259, o valor máximo alguma vez transacionado no mercado de Ofertas Públicas de Venda de Acções. O Rácio de Procura e Oferta, segundo o documento, foi calculado em 778,94%, tendo-se a oferta fixada em AOA 18,26 mil milhões (US$ 20,01 milhões).
Segundo ainda a entidade, na próxima quarta-feira, 11 de Dezembro, será colocada à negociação no Mercado de Bolsa de Acções (MBA) a totalidade das acções ordinárias representativas do capital social, podendo qualquer investidor vender ou comprar por via de um intermediário financeiro melhor da BODIVA.
A entidade passa agora a contar com 1.869 novos accionistas. Refira-se que a operação da venda de 30% da BODIVA contou com a participação de quatro intermediários financeiros, nomeadamente BFA Capital Markets, Áurea SDMV, Lwei Brokers e Caixa Angola.