O Banco Nacional de Angola informou, nesta segunda-feira (09), ter colocado à disposição, entre hoje e amanhã, US$ 150 milhões em leilão à compra dos bancos comerciais que operam no mercado nacional, destinado à importação de arroz e para a cobertura de operações de particulares pendentes de liquidação junto das instituições bancárias.
Segundo o regulador, USD 88 milhões irão cobrir as “operações associadas à importação de arroz em conformidade com o leilão realizado pelo Ministério do Comércio, para o licenciamento de importação de arroz em complemento à produção nacional deste produto, e USD 60.000.000,00 para a cobertura de operações de particulares pendentes de liquidação junto dos bancos comerciais”.
Contas feitas, subtraindo os valores da importação de arroz e das operações de particulares pendentes junto dos bancos, a calculadora indica um remanescente de US$ 2 milhões, valor cujo destino o Banco Central não menciona.
O leilão da venda de divisas por parte do BNA é uma resposta à decisão do Governo, através do MINDCOM, que, no mês de Abril, procedeu a um leilão para a importação de 270 mil toneladas para 2024, dividido em três lotes de 90 mil toneladas cada, visando complementar a produção nacional. Estes lotes destinaram-se à cobertura de oito meses, de Maio a Dezembro.