Foi oficialmente lançada, nesta terça-feira (21), a pedra inaugural para a construção do ambicioso Pólo de Desenvolvimento de Rochas Ornamentais, um empreendimento ambicioso que será erguido no município de Saco Mar, na província do Namibe.
O Secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Corrêa Víctor, a quem coube o lançamento da primeira pedra, ladeado pelo governador provincial do Namibe, Archer Mangueira, sublinhou que a iniciativa representa um compromisso na consolidação das acções voltadas ao fortalecimento do sector mineiro e ao aproveitamento racional dos recursos naturais.
Para Archer Mangueira, “o projecto irá proporcionar benefícios significativos para o país, contribuindo para o crescimento económico da região e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”.
De iniciativa do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás (MIREMPET), o Pólo de Desenvolvimento de Rochas Ornamentais foi concebido para impulsionar a competitividade do sector mineiro, num investimento que custará aos cofres públicos US$ 1,6 milhões, e será desenvolvido pela empresa Telhabel Construções.
O complexo industrial que vai gerar cerca de 400 postos de emprego será erguido de raiz numa área de aproximadamente 100 hectares e contará com um Centro de Valorização de Rochas Ornamentais, que permitirá a avaliação e certificação tecnológica dos recursos minerais.
O MIREMPET dá conta, ainda, que o projecto contará, também, com “um Centro de Formação para qualificar os jovens e dotá-los das competências necessárias para responder às exigências da indústria; uma clínica especializada no tratamento de doenças profissionais, garantindo melhores condições de saúde e segurança para os trabalhadores; e um Porto seco que vai facilitar a movimentação eficiente dos produtos e insumos”.