O Ministério do Turismo brasileiro avança que 47 261 turistas chineses ingressaram no território nacional entre Janeiro e Junho do corrente ano, testemunhando um aumento de 23,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O movimento chinês para o país sul-americano corresponde já a 77,3% da meta fixada para 2025 no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que projecta a entrada de 6,9 milhões de turistas estrangeiros. Caso essa tendência se mantenha ao longo do segundo semestre, o país poderá ultrapassar a marca de 8,1 milhões de turistas internacionais ainda em 2025, superando antecipadamente o patamar estabelecido para 2027.
De acordo com Celso Sabino, ministro do Turismo, “o Brasil está em uma era dourada do desenvolvimento de turismo e que o recorde alcançado é resultado da construção de infra-estrutura, ampliação da rede da aviação aérea, formação de profissionais e estratégia de promoção internacional.”
Outro destaque é a intensificação das relações sino-brasileiras no sector do turismo, que ganhou um novo impulso estratégico com o anúncio da ampliação da frequência dos voos operados pela Air China entre Beijing e São Paulo. A novidade prende-se pelo facto de, a partir do final de Julho, a companhia aérea nacional chinesa passará a realizar quatro voos semanais na rota, promovendo uma melhoria substancial na conectividade aérea entre as duas maiores economias em desenvolvimento dos hemisférios oriental e ocidental.
Paralelamente, a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) estabeleceu uma série de acordos de cooperação com plataformas digitais chinesas especializadas em serviços turísticos, entre as quais se destaca a Ctrip, uma das maiores agências de viagens online do mundo.
Este desempenho do turismo internacional no país continental tem servido como catalisador para a consolidação de uma nova estratégia de inserção global do país no sector. Trata-se do Plano Brasis, Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil 2025-2027, iniciativa articulada pelo Ministério do Turismo em parceria com a Embratur, cuja proposta transcende o mero incremento de fluxos turísticos para reposicionar, de forma estruturada, a imagem do Brasil nos mercados emissores mais relevantes.
Na visão do Ministério do Turismo do Brasil, a ambição é clara, transformar o Brasil em um destino mais competitivo, sustentável e diversificado, reposicionando o país de forma inteligente num cenário global cada vez mais disputado.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a indústria turística do Brasil está em uma fase de crescimento de alta velocidade e traz novos investimentos e uma grande quantidade de empregos e receita para todo o país. A meta do governo brasileiro é ultrapassar o marco de 7 milhões de chegadas de visitantes internacionais pela primeira vez neste ano, e mostrar ao mundo inteiro um Brasil colorido além do sol e praia.