O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou esta quarta-feira a previsão para o crescimento da economia da China em 2024 de 4,6% para 5%, a meta fixada pelo Governo chinês em março.
“O crescimento económico da China deverá permanecer sólido em 5% em 2024 e abrandar para 4,5% em 2025″, afirmou o FMI num comunicado, divulgado após o final de uma visita de 12 dias à China de uma equipa da instituição multilateral.
O FMI previa anteriormente um crescimento de 4,6% este ano. A revisão em alta da previsão é “impulsionada por fortes dados do PIB [produto interno bruto] e por medidas políticas recentes”, acrescentou o fundo.
A economia da China cresceu 5,3%, no primeiro trimestre de 2024, após ter sido impulsionada pelas políticas de estímulo do Governo e o aumento da procura.
A China anunciou em 17 de maio, um dia após o início da visita da equipa do FMI, novas medidas revigorar o sector imobiliário, depois de os últimos dados terem revelado que os preços da habitação caíram quase 10% desde o início do ano.
NOTA:
A Lusa escreve seguindo o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, adoptado em definitivo por Portugal.