Finanças & Wall Street

Conheça os gestores e as empresas mais reputados do sector petrolífero em Angola

20-11-2022 9:25

Clinton Manuel

Jornalista estagiário

20-11-2022 9:25

Clinton Manuel

Jornalista estagiário

PetroAngola revela o ranking dos líderes empresariais do sector petrolífero com mais reputação em 2022, numa noite de sábado (19.11) em que foram avaliadas cerca de 100 entidades. Confira as principais posições eleitas na Gala de Premiação das Empresas do Sector Petrolífero

Edson Rodrigues dos Santos, CEO e presidente do conselho de administração da Sociedade Petrolífera Angolana (SOMOIL, S.A), foi eleito o “Executivo do Ano”, numa gala de premiação das empresas do sector petrolífero organizada pela PetroAngola, empresa de análise do mercado petrolífero angolano.

Para a “companhia operadora do ano”, foi eleita a francesa Total Energies, a operar em Angola desde 1953. O “prémio carreira” foi para Arnaldo António Pereira do “Lago de Carvalho”, um guru do sector petrolífero com mais de 40 anos de experiência, que tem as suas impressões digitais na fundação da estatal petrolífera Sonangol e interesses societários nas principais empresas que operam no mercado petrolífero e marítimo.

A indicação para “companhia explorador do ano”, coube à Azule Energy, um consórcio que reúne activos da britânica BP e da italiana Eni. Em Abril deste ano, a empresa anunciou uma grande actualização da base de recursos do campo Ndungu, localizado a aproximadamente 130 quilómetros da costa e a 10 da unidade de flutuante de produção de armazenamento (FPSO) Ngoma, na plataforma Oeste do Bloco 15/06.

“Os dados preliminares aumentaram as estimativas dos recursos do mesmo campo para um total entre 800 e 1.000 milhões de barris de petróleo (de reserva), bastante superior às estimativas iniciais, que eram de 250 e 300 milhões de barris de petróleo”, segundo informações da empresa de análise dirigida pelo engenheiro de petróleo Patrício Wanderley Quingongo.

Pelo comprometimento e forte engajamento com o sector dos petróleos, incluindo a participação nos eventos de Oil & Gas, o Banco de Fomento Angola (BFA) foi distinguido com o galardão “Banco Oil & Gas do Ano”.

Além do prémio “companhia operadora do ano”, a francesa Total Energies levou para casa um segundo galardão: a de empresa distribuidora de combustíveis do ano.

PetroAngola apresentou a 2ª edição do prémio Angola Oil & Gas Awards 2022

No evento da noite deste sábado, ocorrido numa das unidades hoteleiras da capital, estavam elegíveis cerca de cem (100) empresas que exercem actividade no sector de petróleo e gás angolano, desde companhias operadoras a prestadoras de serviços.

No evento em que foram distinguidos oito categorias, nomeadamente Executivo do Ano, Companhia Operadora do Ano, Companhia Exploradora do Ano, Banco Oil & Gas do Ano, Empresa do Conteúdo Local do Ano, Responsabilidade Social Corporativa do Ano, Empresa Distribuidora de Combustíveis do Ano e Prémio de Carreira, o destaque foi para as empresas angolanas.

O CEO da PetroAngola, Patrício Quingongo, deixa uma mensagem à todas as empresas do sector: “esperamos que as empresas que não foram premiadas hoje continuem a trabalhar arduamente, porque nos baseamos nos indicadores fornecidos pelos seis pontos de informação, e avaliamos o sector ao longo do ano”.

A base para a premiação foi o desempenho operacional e comercial, bem como a capacidade dos serviços prestados pelas empresas, profissionais e executivos, já que as fontes de informação foram a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG), Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP), as companhias operadoras, empresas prestadoras de bens e serviços, a base de dados da PetroAngola e a votação pública.

Confira o raking por sector realizada pela PetroAngola 

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email