Em Foco

Missão do Fundo Soberano no Brasil para garantir segurança alimentar em Angola

Fânia Massua

30 Julho, 2025 - 21:10

Fânia Massua

30 Julho, 2025 - 21:10

‎Armando Manuel liderou a equipa do Fundo Soberano de Angola (FSDEA) que manteve encontros com o ministro brasileiro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e representantes de diversas instituições financeiras da maior nação falante do português. A iniciativa está integrada na estratégia do Fundo em garantir que os seus recursos sejam aplicados em sectores estratégicos com alto potencial de retorno económico e social

‎As reuniões centraram-se na identificação de oportunidades de cooperação nos sectores da produção de proteínas animal e vegetal, áreas fundamentais para garantir a segurança alimentar e impulsionar a industrialização sustentável de Angola. O Brasil, com um histórico de vantagens comparativas no agronegócio, “surge como um parceiro natural e estratégico para Angola nesta missão”, lê-se num comunicado enviado ao O Telegrama.

‎Ainda de acordo com o informe, nesta missão, encabeçada pelo presidente do Conselho de Administração do Fundo Soberano de Angola, Armando Manuel, também foi destacada a relevância das instituições brasileiras “como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), reconhecida pelo seu papel no desenvolvimento de tecnologias agrícolas e na modernização do sector agroindustrial”.

‎O Fundo entende que a transferência de conhecimento e o intercâmbio técnico com entidades como a Embrapa podem acelerar significativamente os avanços do sector agrícola angolano.

‎As iniciativas fazem parte da estratégia da entidade pública especializada em investimentos estratégicos, seja em mercados financeiros ou em activos alternativos, mobilizando parcerias globais com vista a implementar projectos transformadores em Angola.

‎“(A iniciativa) visa não apenas o fortalecimento da produção nacional mas também a criação de empregos, a promoção da substituição de importações e o estímulo às exportações”, lê-se no comunicado.

Partilhar nas Redes Sociais

+ LIdas

Leia também

error: Conteúdo protegido!!

Informação de qualidade que o ajuda a crescer

Já é assinante?

Informação de qualidade que o ajuda a crescer