Em Foco

Téte António ruma a Maputo com economia e desenvolvimento social na agenda

22-04-2024 8:20

Antunes Zongo

Editor-Chefe

22-04-2024 8:20

Antunes Zongo

Editor-Chefe

Espera-se que o encontro que vai juntar amanhã responsáveis angolanos e moçambicanos contribua também de forma prática para a melhoria das trocas comerciais

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, acaba de chegar a Maputo, capital moçambicana, de onde deverá participar da décima sessão da Comissão Mista de Cooperação Angola/Moçambique, que decorre nesta terça-feira, 23, tendo como agenda os assuntos bilaterais no quadro da Economia, Finanças, Comércio, Energia, Recursos Minerais, Petróleo, Obras Públicas, Ambiente, Agricultura e outros.

A decorrer sob o lema “Moçambique e Angola juntos pelo Progresso Económico e Social”, a reunião vai avaliar os projectos em carteiras entre os dois países, revisar os acordos em curso e apreciar o relatório da reunião dos altos funcionários realizada no domingo, 21, naquele país.

Angola e Moçambique têm mais de 30 Instrumentos Jurídicos de Cooperação, assinados com base no Acordo Geral de Cooperação Económica, Científico, Técnica e Cultural, mas as trocas comerciais ainda são insignificantes, e espera-se que o encontro possa contribuir para a mudança de paradigma.

Por exemplo, dados do Ministério das Finanças indicam que em 2020 o volume de negócios entre os dois países cifrou-se em 15,8 milhões de dólares, tendo Angola exportado para Moçambique apenas combustível, no valor de 11,3 milhões. No ano seguinte, registou -se uma quebra nas trocas comerciais, cifrando-se em apenas 2,9 milhões.

Em 2022 houve uma melhoria, sendo que o fluxo resultou em 16,1 milhões de dólares. Os números voltaram a recuar em 2023, ao cifrar-se em 10,4 milhões de dólares, com Maputo a exportar para Luanda máquinas e equipamentos diversos no valor de 4,6 milhões de dólares.

 

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Exclusivos