A Cuca, cerveja nacional mais consumida, é a número 1 do ranking 2023 das marcas angolanas, conforme a classificação da Superbrands, uma organização independente de avaliação de marcas, que actua em cerca de 90 países.
A seguir à Cuca está a Unitel, sendo que o arroz Tio Lucas ocupa a terceira posição. As três marcas lideram o Top 3+ e foram eleitas pelos inquiridos em todas as cinco dimensões, nomeadamente a dimensão de necessidade, confiança, notoriedade, tecnologia e unicidade. O ranking fecha o Top 3+ com a marca Pura em duas dimensões.
Para se chegar ao presente resultado, a Superbrand entrevistou mais de 2.300 consumidores, entre nacionais e estrangeiros, fixados nos maiores mercados do país, nomeadamente as províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Huambo e Cabinda.
Em termos mais alargados, para além da Cuca, Unitel, Tio Lucas e a água Pura, perfazem o Top 10+ as marcas Alimo, Eka, Nocal, Top, Zap e a BLUE. O BAI é o único banco no Top 10+ do inquérito da Superbrands, marcando presença em duas dimensões.
Houve grande surpresa no ranking das marcas nacionais em 2023. A Coca-Cola, Fanta e Dona Xepa foram arremessadas para o Top 20+. Entretanto, as marcas Vinul, Sprite, Compal, Madar, Sumol, Suave, Oasis e Tigra, que no ranking de 2021 constavam no Top 20, foram agora arremessadas para fora.
Falando à imprensa na sequência da apresentação dos resultados do ranking que observou cerca de 28 marcas, Pedro Diogo Vaz, Country Manager da Superbrands Angola, apelou às empresas a fazerem mais, lembrando que o consumidor tem sensibilidade, e que leva em conta o “cheiro, o toque, a visão e o paladar”.
Sector da moda lidera ranking mundial
Se a nível nacional o segmento das bebidas lidera o ranking das marcas, a nível mundial, ainda no ranking da Superbrands, o Top 3+ é liderado pelo mercado da moda. As marcas Nike, Adidas e Gucci, que marcaram gerações, ocupam os lugares cimeiros do Top 3+. No geral, a moda e os segmentos da alimentação e bebidas combinados representam 72% do ranking global.