Empresas & Negócios

ENDIAMA e japonesa Komatsu fecham acordo de US$ 25,8 milhões

Bernardo Bunga

8 Fevereiro, 2025 - 18:49

Bernardo Bunga

8 Fevereiro, 2025 - 18:49

O contrato estabelecido pela Endiama e a Komatsu alinha-se na estratégia de modernização e reforço da capacidade operacional da empresa pública angolana do sector mineiro, visando a aquisição e implementação de equipamentos móveis especializados para a remoção de estéril na exploração diamantífera

A Empresa Nacional de Diamantes de Angola (ENDIAMA-E.P) assinou, nesta quarta-feira (06), na Cidade do Cabo, África do Sul, mais um contrato de financiamento com a Komatsu, multinacional japonesa especializada na fabricação de equipamentos pesados para os sectores de construção, mineração, florestal e industrial, por intermédio da empresa portuguesa Cimertex.

O acordo foi assinado à margem do Mining Indaba, o maior evento de mineração do continente africano, que decorreu entre os dias 03 e 06 deste mês no Centro Internacional de Convenções da Cidade do Cabo.

Inicialmente, os activos adquiridos serão direccionados para a subsidiária Endiama Mining e para a Sociedade Mineira do Calonda, reforçando as operações de extracção e beneficiamento diamantífero. Em uma segunda fase, os equipamentos serão alocados à mina do Luachimba, na província da Lunda-Norte, ampliando a capacidade logística e operacional do complexo mineiro.

A operação insere-se no quadro mais amplo de reestruturação dos activos produtivos da ENDIAMA, uma abordagem orientada para a eficiência operacional, sustentabilidade e competitividade do sector mineiro do país no contexto global.

O acordo foi formalizado por representantes de alto nível das entidades envolvidas. Pela ENDIAMA, a assinatura foi conduzida pelo Presidente do Conselho de Administração, José Manuel Ganga Júnior, juntamente com a administradora-executiva Ana Feijó.

Já pela Komatsu, o acto foi formalizado por Tanguy Van Uytvanck, responsável pelo sector de Finanças para a região africana, cuja presença sublinha a importância do mercado nacional para a multinacional japonesa.

O momento contou ainda com a participação de Miguel Oliveira, CEO da Cimertex, empresa que desempenha um papel crucial na intermediação e suporte técnico-operacional desta colaboração, consolidando a articulação entre os diferentes actores envolvidos no sector mineiro.

O Investing in African Mining Indaba é uma conferência anual realizada na Cidade do Cabo, África do Sul, dedicada à capitalização e desenvolvimento bem-sucedidos dos interesses de mineração na África. Estabelecido em 1994, tornou-se um evento fundamental para profissionais de mineração, investidores e líderes da indústria que buscam explorar as vastas oportunidades do sector de mineração da África.

Partilhar nas Redes Sociais

Bernardo Bunga

EDITOR DE ECONOMIA & OIL

Bernardo Bunga é Editor de Economia & Oil no O Telegrama e possui mais de 5 anos de experiência em análise económica e planeamento financeiro. Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Angola (UCAN), detém, também, o bacharel em Gestão Financeira pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto (UAN). Fez parte da equipa de consultores que prestou consultoria ao Banco Mundial, ao Ministério do Planeamento e ao Ministério das Finanças para a harmonização de salários e subsídios dos projectos da representação em Angola do Banco Mundial. Actuou como consultor na Global Education e na Knowledge – Consultores & Auditores. Possui formações em planeamento e estratégia de tomada de decisão, teoria das restrições – Lean e Six Sigma (TLS), Excel Avançado e Análise de Dados.
error: Content is protected !!

Leia o principal veículo de informação financeira de Angola

CONTEÚDO PREMIUM DESDE

AOA 1.999/Mês