Empresas & Negócios

Europa pintada de vermelho com entusiasmo chinês a desvanecer

Ricardo Jesus Silva

10 Dezembro, 2024 - 11:10

Ricardo Jesus Silva

10 Dezembro, 2024 - 11:10

Acompanhe aqui, minuto a minuto, o desempenho dos mercados desta terça-feira

Depois de oito sessões consecutivas em território positivo, as bolsas europeias arrancaram a sessão desta terça-feira no vermelho, numa altura em que o entusiasmo relativo a uma flexibilização da política monetária por parte da China parece estar a desvanecer. O setor mineiro, com grande exposição a este mercado asiático, é o que regista o pior desempenho, com as ações do setor de luxo também a negociarem em queda.

O “benchmark” para a negociação europeia, o Stoxx 600, recua 0,25% para 519,94 pontos, com o setor automóvel e o de serviços de saúde a travarem maiores perdas. A bolsa de Paris regista a maior queda a esta hora (-0,62%), pressionada pela desvalorização de empresas do setor do luxo como a LVMH e a Kering, que caem 1,88% e 2,09%, respetivamente.

As atenções dos investidores estão viradas para a conferência de imprensa que se segue à reunião do Banco Central Europeu, esta quinta-feira. Um corte de 25 pontos já está praticamente incorporado no mercado, daí os “traders” estarem à procura de pistas no discurso de Christine Lagarde sobre o futuro da política monetária na Zona Euro.

“Estamos à espera que o BCE continue a cortar nas taxas de juro em 25 pontos em cada reunião até abril, levando a taxa de depósito para os 2,25%, antes de voltar a cortar no final do ano para uma taxa terminal de 2%”, afirma Félix Feather, economista da abrdn, à Reuters.

Entre as principais movimentações de mercado, a Delivery Hero regista o pior desempenho do Stoxx 600, ao afundar 9,47% para 32,21 euros, depois da sua subsidiária no Médio Oriente, a Talabat, ter entrado no Dubai Stock Exchange – o maior IPO tecnológico de 2024.

Nas restantes principais praças da Europa Ocidental, Madrid e Frankfurt desvalorizam 0,04%, Londres cai 0,47%, Amesterdão cede 0,32% e Milão perde 0,28%.

Partilhar nas Redes Sociais

error: Content is protected !!

Leia o principal veículo de informação financeira de Angola

CONTEÚDO PREMIUM DESDE

AOA 1.999/Mês