O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) aprovou, entre 2021 e 2023, mais de duas mil solicitações de crédito para o desenvolvimento de actividades agrícolas, com destaque para a agricultura familiar.
Até 31 de dezembro de 2023, o FADA aprovou um total de 2.371 pedidos de famílias camponesas, correspondendo a mais de 19 mil milhões de kwanzas. Do total das solicitações aprovadas, 1.914 já receberam o financiamento, o que equivale a mais de 14,5 mil milhões de kwanzas.
Os dados estatísticos foram revelados pela presidente do conselho de administração, Felisbela Francisco, por ocasião do segundo acto de financiamento de motocultivadores, ocorrido no dia 15 Fevereiro, na província de Benguela.
Felisbela Francisco aponta a agricultura familiar como o subsector que desempenha um papel crucial na segurança alimentar e na luta contra a fome e a pobreza. “E o FADA, desde o ano de 2020, tem trabalhado para apoiar projectos que impulsionem a produção agrícola familiar”, disse.
A responsável enumerou quatro principais acções que norteiam a actuação da instituição financeira não-bancária, designadamente a “concessão regular do crédito às famílias camponesas, reforço da capacidade interventiva das cooperativa com Caixa Comunitária, financiamento facilitado para o investimento em motomecanização agrícola”, por último, “financiamento direccionado a produtos considerados estratégicos, como café, girassol, mel, algodão, arroz e trigo”.