Empresas & Negócios

Seguradoras africanas fora do ranking das 25 mais cotadas do mundo

23-04-2024 5:03

Antunes Zongo

Editor-Chefe

23-04-2024 5:03

Antunes Zongo

Editor-Chefe

Consultora internacional com sede em Londres conclui que o top “twenty five” do sector segurador global resistiu às investidas da inflação e guerras no Médio Oriente, sendo que conseguiu crescer 8,3% para 3,02 biliões de dólares durante o primeiro trimestre do ano

Nenhuma seguradora africana consta do ranking das 25 maiores companhias do sector a nível mundial, publicado, na tarde de ontem (22), pela consultora GlobalData.

A Sanlam é, de acordo com o ranking da Choiseul África 2023, a número 1 no continente berço, sendo que a companhia angolana ENSA, a maior no mercado dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), é a 46.ª mais poderosa num universo de 100 empresas.

Entretanto, a nível mundial, o quadro é diferente. A lista da GlobalData é liderada pela norte-americana Berkshire Hathway, que, neste trimestre, de Janeiro a Março, teve um crescimento de 17% para 909,80 mil milhões de dólares.

A segunda, terceira e quarta posições também são ocupadas por companhias americanas, sendo que a quinta posição é ocupada pela alemã Allianz, que teve um crescimento de 12,20% 117,40 mil milhões de dólares.

No ranking da GlobalData conclui-se que o segmento dessas 25 companhias foi positivo para o mercado global, dado que o conjunto levou a que o sector tivesse mais um crescimento de 8,3% para 3,02 bilhões de dólares durante o primeiro trimestre.

O resultado, para a consultora, transmite claramente a percepção de que as empresas resistiram à inflação que se abateu sobre a boa parte dos Estados, o aumento do custo dos sinistros, bem como as tensões geopolíticas no Médio e na Europa.

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email

Exclusivos