Especial

Prémio 30 jovens líderes: Wilson Ganga, Generosa Chimuco e Mauro Neves

29 Novembro, 2025 - 01:02

O Telegrama

29 Novembro, 2025 - 01:02

O Telegrama

Os prémios 30 jovens líderes do futuro celebram os executivos com menos de 40 anos de idade que melhor responderam aos desafios do sector da banca, segurador, mercado de capitais, auditores e gestores governamentais das finanças públicas e da bolsa de valores

WILSON GANGA


‎Tem 33 anos. A sua primeira referência empresarial leva-nos à Tupuca, fundada em 2015, à qual se juntou em 2017, tendo implementado a ideia de aplicação de serviços de entregas ao domicílio, o que tornou a empresa em líder em mercados como Angola e Congo Kinshasa (RDC). Em 2019, em companhia com outros sócios, cria a T´LEVA, uma das principais empresas no sector da exploração de aplicativos (App) tecnológicos, rent-a-car e serviço de táxi personalizado no País.

‎Uns dos projectos mais impactantes no sector financeiro, criado pelo investidor, foi o lançamento do aplicativo (app) de transferência de dinheiro digital PayPay, e a plataforma de microcréditos Avança na Vida, que já impactaram mais de 250 mil pessoas. Desde o início do ano, as projecções estatísticas da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) indicam claramente um domínio do aplicativo criado pelo investidor, estando em frente das instituições bancárias nas operações do mercado de transferência aceite de dinheiro instantâneo.

EDNA MASCARENHAS


É, desde 2016, quadro da Comissão do Mercado de Capitais, onde começou como técnica do Gabinete de Vigilância e Investigação do Mercado, tendo, em apenas oito meses de casa, sido promovida à directora do referido Gabinete e, mais tarde, directora do Departamento de Supervisão de Organismos de Investimento Colectivo (OIC).

‎Tem 34 anos e, desde 2019, integra o Conselho de Administração, como administradora executiva, responsável pelo Pelouro de Administração e Finanças. Na função de administradora executiva, respondeu, anteriormente, pelo Pelouro da Supervisão do Mercado, sendo que, a primeira vez que ascendeu ao cargo, respondia pelo Pelouro da Promoção do Mercado.

MAURO NEVES



‎Tem 39 anos e a sua entrada no mercado financeiro dá-se em 2010. É um executivo de topo no Banco Millennium Atlântico, onde actua como administrador executivo, desde Julho de 2022, sendo responsável pela direcção da Banca Corporativa e Privada (DPB), Direcção de Grandes Empresas (DGE) e Direcção de Meios de Pagamento (DMP). Acumula, ainda, funções de Presidente do Comité ALCO (Assets and Liabilities Committee) e de Presidente do Comité de Eficiência e Investimentos, dois dos sete organismos de apoio à Comissão Executiva.

‎Antes da fusão entre o Banco Privado Atlântico (BPA) e o Banco Millennium Angola (BMA), foi director da Direcção de Tesouraria e Mercados do BPA e, mais tarde, vogal do Conselho de Administração. Conta ainda com uma curta passagem na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), como administrador não executivo do Conselho de Administração.

Partilhar nas Redes Sociais

+ LIdas

Leia também

error: Conteúdo protegido!!

Informação de qualidade que o ajuda a crescer

Já é assinante?

Informação de qualidade que o ajuda a crescer