Especial

Prémio 30 jovens líderes: Alberto Vunge, Maria Lima e Mariano Ferreira

28 Novembro, 2025 - 15:52

O Telegrama

28 Novembro, 2025 - 15:52

O Telegrama

Os prémios 30 jovens líderes do futuro celebram os executivos com menos de 40 anos de idade que melhor responderam aos desafios do sector financeiro, mercado de capitais, auditores e gestores governamentais das finanças públicas e da bolsa de valores

ALBERTO VUNGE


‎Executivo de 38 anos ao serviço do Banco da China, onde, actualmente, desempenha funções de sub-directora de Finanças e Operações. A sua trajectória profissional está dividida entre o sector financeiro e petrolífero, com os primeiros passos a serem dados na Deloitte Angola, em 2010, como analista de consultoria. Em 2011, muda-se para a Chevron, assumindo o posto de analista financeiro.

‎Mais tarde, isto em 2017, é contratado pelo Banco da China, sucursal em Luanda, para desempenhar funções de analista para questões de Finanças, Contabilidade e Fiscalidade. Ao fim de dois anos, deixa o Banco da China para seguir carreira na Angola Cables, onde integrou o Gabinete de Desenvolvimento e Gestão de Negócios, como especialista de Gestão de Negócios.

MARIA LIMA ‎


‎Especialista em governança mutualista. Advogada de 40 anos, conselheira estratégica com mais de 15 anos de experiência em governança corporativa, compliance e ESG. Foi analista sénior na Sociedade Mineira de Catoca, tendo, ainda, exercido funções de administradora executiva da Caixa Social de Catoca. Na transportadora Aérea Nacional (TAAG), desempenhou funções de sub-directora de Contratos e Controlo de Custos, directora de Experiência do Cliente, directora de Logística e Assistência a Bordo, sub-directora de Logística e Assistência a Bordo, gestora do Programa de Passageiros Frequentes, chefe de Projectos Comerciais e assistente executiva da Administração Comercial.

‎Passou, também, pela DT Group, como especialista em Contratos, além de actuar como advogada corporativa na Lexis Nexis Consulting.

MARIANO FERREIRA 



‎Tem 38 anos e a sua entrada na banca dá-se em 2009, no extinto BES Angola, assumindo o posto de técnico de auditoria interna. Seguiu, depois, para o Banco Angolano de Investimentos, colocado como analista na Direcção de Banca de Investimento, tendo ainda chefiado o departamento de Operações Estruturadas.

‎‎No seu portfólio profissional, constam, também, passagens pelo BDA (Banco de Desenvolvimento de Angola), onde foi director de avaliação e acompanhamento de projectos, e pelo Banco Caixa Geral Angola, onde, acumulativamente, exerceu funções de ‎director do Gabinete de Operações Estruturadas e de director-geral-adjunto de Grandes Empresas e Oil & Gas.

‎É, actualmente, PCE da Kyros SDVM.

𝐍𝐎𝐓𝐀: Maria Lima completou 40 anos a 22 de Outubro. Este facto não anula a sua inclusão, em razão de a mesma ter ocorrido meses depois de constar da lista e do período de avaliação.

Partilhar nas Redes Sociais

+ LIdas

Leia também

error: Conteúdo protegido!!

Informação de qualidade que o ajuda a crescer

Já é assinante?

Informação de qualidade que o ajuda a crescer