Finanças & Wall Street

Access Bank PLC vê Angola na sua estratégia de consolidação na SADC

Fânia Massua

25 Julho, 2025 - 17:48

Fânia Massua

25 Julho, 2025 - 17:48

O director executivo do nigeriano Access Bank PLC, Oluseyi Kumapayi, manteve encontros com o governador do banco central angolano, Manuel António Tiago Dias, e com o ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, transmitindo o desejo da casa-mãe do Access Bank Angola sobre o interesse em reforçar a sua presença em Angola

‎Há mais interesse do gigante nigeriano em investir no mercado angolano, tendo em atenção a sua localização geopolítica e estratégica na região da África Subsaariana. Isso mesmo foi manifestado por Oluseyi Kumapayi, o emissário nigeriano que encerrou hoje a sua visita de sete dias a Luanda, transmitindo às autoridades governamentais e regulatórias o interesse da instituição financeira africana em “apoiar o país na materialização das suas oportunidades de crescimento”

‎‎A visita, realizada entre 18 a 25 de Julho, faz parte de uma estratégia para a consolidação da posição do banco na região da África Subsaariana e fortalecer a sua actuação no mercado angolano.

‎Num comunicado enviado ao O Telegrama, o director executivo para as Subsidiárias Africanas do Access Bank PLC, destacou a importância estratégica de Angola, devido ao seu papel como uma das maiores economias da África, além da sua localização geopolítica privilegiada.

‎“Angola, pela sua localização estratégica e participação na SADC, uma das mais dinâmicas comunidades económicas africanas, está alinhada com a nossa visão de integração regional”, disse Kumapayi.

O executivo nigeriano ressalta que, sendo Angola a sexta maior economia do continente, com sectores económicos diversificados, a “experiência do Access Bank PLC na cadeia de valor da energia, associada à capacidade da rede e soluções de comércio”, coloca a entidade bancária “em posição de apoiar o país na materialização das suas oportunidades de crescimento”.

Com uma actividade recente no País, após aquisições de 99,80% das acções do Finibanco Angola e 60% do Standard Chartered Bank Angola (SCBA), fundindo-os em Access Bank Angola, o presidente da comissão executiva diz que a entidade bancária tem estado a responder os desafios da economia nacional, apoiando políticas públicas orientadas para o crescimento económico sustentado, tendo sublinhado a importância da visita como sinal de fortalecimento da parceria com as autoridades governamentais.

‎“A presença do director executivo para as Subsidiárias Africanas do Access Bank PLC em Angola reforça o compromisso do Grupo com o nosso país. É um sinal claro da vontade de acompanhar de perto o desenvolvimento económico e social de Angola. Continuaremos a actuar como parceiro financeiro do Governo, apoiando políticas de crescimento sustentado”, disse Ricardo Ferreira.

Partilhar nas Redes Sociais

+ LIdas

Leia também

error: Conteúdo protegido!!

Informação de qualidade que o ajuda a crescer

Já é assinante?

Informação de qualidade que o ajuda a crescer