O mercado de capitais angolano apresentou, esta quinta-feira, 23 de Janeiro, um desempenho misto. Enquanto o mercado de dívida manteve um quadro de relativa estabilidade, o segmento accionista foi impulsionado pela valorização das acções do Banco Angolano de Investimentos (BAI), que reagiram positivamente à recente comunicação de resultados aos investidores.
Durante a sessão desta sexta-feira, as acções do BAI foram transaccionadas ao preço unitário de AOA 94,5 mil (US$ 103,59), num total de 25 negócios realizados. O principal destaque recaiu sobre os títulos do BAI, que registaram uma valorização de 5%, um dia após o banco ter divulgado aos investidores o seu desempenho referente ao último mês do ano passado.
Seguindo a mesma trajectória, as acções do Banco de Fomento Angola registaram uma ligeira valorização de 0,47%, enquanto as acções da Bodiva se mantiveram estáveis, sem alterações da sessão anterior. Já as acções da ENSA – Seguros de Angola apresentaram uma queda de 8,92%, ao passo que o Banco Caixa Geral Angola (BCGA) se manteve estável, sem variação face à sessão anterior.
Títulos da Dívida Pública
Em relação aos títulos de dívida pública, o destaque recai a OT OJ10M28A, que apresentou uma valorização de 6,78%, sinalizando um maior interesse dos investidores por títulos de médio prazo. Em contrapartida, a OT OJ15I31A registou a maior desvalorização da sessão, ao recuar 9%.
O volume de negócios continuou fortemente concentrado nas Obrigações do Tesouro, confirmando o seu papel dominante no mercado secundário angolano.