A presença de Angola na Assembleia Geral Anual (AGM) do Grupo do Banco de Comércio e Desenvolvimento (TDB) foi marcada por uma delegação de alto nível do Fundo Soberano de Angola (FSDEA), liderada pelo seu presidente do Conselho de Administração, Armando Manuel, onde se inclui o Alcides Safeca, administrador executivo, e Domingos Neto, economista-chefe da instituição.
O evento teve lugar nos dias 31 de Julho e 1 de Agosto, em Kigali, sob o lema “Inovar Soluções para Acelerar o Desenvolvimento Sustentável.”
Precedida por uma mesa redonda de alto nível subordinada ao tema “Forjar um novo paradigma de financiamento ao desenvolvimento em África por via da inovação e parcerias num ambiente global em transformação”, a reunião principal da Assembleia Geral dos Accionistas contou com a participação de Armando Manuel, como orador, e várias sessões paralelas técnicas sobre finanças verdes, infra-estrutura, agronegócio, financiamento ao comércio, inclusão financeira, género, mudanças climáticas, oportunidades para PME, entre outros.
“África continua a conter milhares de milhões em necessidades não satisfeitas. Das suas vastas terras às suas mentes jovens, o continente está repleto de possibilidades e oportunidades”, afirmou Manuel, defendendo “uma colaboração mais forte” entre as instituições financeiras.
Na visão do PCA do Fundo, “para que isso aconteça, é necessário um foco firme em harmonizar os regulamentos transfronteiriços para facilitar o investimento regional; aproveitar mecanismos de cobertura de risco para atrair mais capital; ampliar o uso de financiamento combinado para estender os recursos disponíveis; e expandir o acesso a serviços de assessoria técnica para desenhar e executar projectos mais fortes e resilientes.”
Durante o evento que reuniu líderes de bancos multilaterais e bilaterais de desenvolvimento, financiadores comerciais, decisores políticos e actores do sector privado, o Grupo TDB reafirmou o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e lançou novas iniciativas centradas em parcerias transformadoras e inovação. Foi também anunciado um aumento de capital de mais de 1 mil milhão de dólares, que permitirá ao Grupo expandir significativamente as suas operações e impacto nos próximos anos.
Outros intervenientes
“Celebramos quatro décadas de impacto e olhamos para o futuro com ambição renovada. Continuaremos a catalisar o desenvolvimento sustentável nos nossos Estados-membros, através de soluções financeiras inovadoras e alianças estratégicas.”, realçou o PCA do Grupo TDB, Yonas Biru.
Para Uzziel Ndagijimana, ministro das Finanças e Planeamento Económico do Ruanda, “o TDB tem sido um parceiro estratégico do Ruanda em projectos de infra-estrutura, saúde e industrialização. Continuamos empenhados em fortalecer esta colaboração.”
Criada em 1985, o TDB é uma instituição financeira multilateral com o objectivo de financiar o comércio, infra-estruturas e o desenvolvimento sustentável nos seus Estados-membros. Com uma carteira crescente e foco em soluções inovadoras, a instituição desempenha um papel crucial no apoio à integração económica regional e na mobilização de financiamento para os países africanos.