Finanças & Wall Street

Atlântico adere aos princípios da ONU sobre o empoderamento das mulheres

Fânia Massua

7 Agosto, 2025 - 18:46

Fânia Massua

7 Agosto, 2025 - 18:46

O Banco Millennium Atlântico (BMA), primeira instituição bancária sistémica em Angola a ter uma mulher como Presidente da Comissão Executiva, deu mais um passo significativo na sua jornada em prol da equidade de género, ao aderir oficialmente aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), uma iniciativa global da ONU em parceria com o Pacto Global das Nações Unidas

‎Com vista a garantir que as mulheres tenham mais oportunidades de ascensão e liderança no ambiente de trabalho, o Millennium Atlântico aderiu, oficialmente, aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs), reflectindo a crescente preocupação do banco com a inclusão, a diversidade e a promoção da equidade de género nos contextos corporativo e social.

‎Isabel do Espírito Santo, Presidente da Comissão Executiva (PCE) do BMA, destacou que “esta adesão representa mais um passo no percurso que temos vindo a trilhar na promoção da inclusão e da equidade. Acreditamos que promover a igualdade do género é contribuir para uma sociedade mais equilibrada e resiliente”.

‎“Sentimo-nos honrados por fazermos parte desta iniciativa global e estamos comprometidos em dar o nosso contributo de forma genuína e responsável”, realçou a PCE.

Com esta adesão, o banco, que ocupou a 11.ª posição em lucros na banca nacional em 2024, alinha-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente com o ODS 5, que busca alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e meninas, e o ODS 10, que visa reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.

‎Os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) fornecem às empresas um guia prático para implementar políticas e acções que promovam a igualdade de género no local de trabalho, assegurem os direitos das mulheres e ampliem sua participação na economia.

‎Além de ser o primeiro banco angolano a assinar os Princípios de Empoderamento das Mulheres, o Banco Millennium Atlântico destaca-se por ser a primeira instituição bancária sistémica em Angola a ter uma mulher como PCE, marco que reforça o compromisso do banco com a valorização da liderança feminina no mais alto nível de gestão.

‎A instituição convida os seus parceiros, clientes e demais stakeholders a juntarem-se a este compromisso transformador, na certeza de que, ao emponderar a mulher, se fortalecem comunidades inteiras e cria-se valor duradouro para todos.

Partilhar nas Redes Sociais

Fânia Massua

Editora de Mercados & Tesouro

Licenciada em Economia e Gestão, com interesse em pesquisa, estudos sobre Desenvolvimento Económico, Crescimento Económico, Progresso, Análise de tendências dos Mercados Nacionais e Internacionais. Foi consultora júnior na TSCO, e, desde Outubro de 2024, lecciona na Universidade Católica de Angola (UCAN), onde é professora assistente na disciplina de Desenvolvimento Económico. A partir deste Inverno (cacimbo) de 2025, juntou-se à equipa da revista O Telegrama para assumir a editoria de Mercados & Tesouro. Email: [email protected]

+ LIdas

Leia também

error: Conteúdo protegido!!

Informação de qualidade que o ajuda a crescer

Já é assinante?

Informação de qualidade que o ajuda a crescer