Na prática, para o cumprimento do Aviso nº 10 do banco central, no exercício de 2022, o Keve tinha de conceder pelo menos 15 novos créditos, no montante mínimo de 1,7 mil milhões de kwanzas, mas a instituição acabou encerrando o ano dando crédito de mais de 10,8 mil milhões de kwanzas, valor seis vezes superior ao previsto.
Da parte do banco a explicação dada foi de que, no ano passado, ao abrigo do Aviso 10, a instituição aprovou 14 operações de crédito, das quais 11 já receberam financiamento, enquanto de momento as outras três operações estão em diversos estágios de formalização.
Sendo que para o cumprimento do Aviso em referência o BNA considera as operações desembolsadas, em 2022, o quesito desembolso foi mas do que cumprido, porém, ficou em falta o cumprimento relativo ao volume de operações, visto que estão em falta 4 operações por desembolsar.
Em 2021, por exemplo, para o cumprimento do Aviso 10, o Banco Keve tinha de conceder crédito ao sector real da economia no valor mínimo de 4,2 mil milhões de kwanzas, abrindo no mínimo 20 novos créditos, mas o banco acabou aprovando 21 novos créditos, no montante total de 7,4 mil milhões de kwanzas, cumprindo, deste modo, com os dois critérios definidos no Aviso 10/20.
A operar no mercado desde 2003, o Keve conta neste momento com 382 colaboradores, distribuídos nas 34 agências bancárias que possui.