Para a quadragésima sétima edição, a comunidade Sibos escolheu o tema “as próximas fronteiras das finanças globais”. Este é o maior evento internacional do sector financeiro, organizado pela Swift (Sociedade de Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais), e contará com 203 expositores, conectando milhares de executivos, líderes empresariais e decisores do sector bancário e financeiro a nível global.
Centenas de palestrantes indicados pela organização para intervirem na conferência vão focar as suas abordagens em pontos como forças transformadoras que remodelam o ecossistema financeiro e como impulsionar uma maior conectividade, interoperabilidade e resiliência para se adaptar com sucesso a essas mudanças.
De acordo com o programa da conferência deste ano, na sua apresentação, será explorada e debatida a evolução digital de pagamento e títulos, aumentando o acesso financeiro, reforçando a conformidade com crimes financeiros através de segurança cibernética, mudanças regulatórias e o papel das tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Quântica e Tecnologia de Registo Distribuído (DLT).
De acordo com informação recolhida, Angola contará com a presença de quatro entidades bancárias, que terão um papel central na bancada de expositores, como o Banco de Fomento Angola (BFA), Banco Keve e Banco de Comércio e Indústria (BCI). O Banco Yetu, que figura no grupo da banca não sistémica, será o único representante deste grupo na maior conferência global de serviços financeiros.
As quatro instituições bancárias de Angola terão a oportunidade de negócios através de conexões com os maiores bancos e instituições financeiras do planeta. No ano passado, o evento contou com 125 expositores.
A Sibos é uma conferência anual de exposição e evento de networking, que começou como um seminário de operações bancárias em 1978 e tornou-se o principal fórum de negócios para a comunidade financeira global.