No dia em que se completa 7 dias após a renúncia de Walter Pacheco da presidência da Comissão Executiva da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), o Conselho de Administração indicou a administradora executiva Cristina Dias Lourenço, para, num prazo de um mês e 15 dias, exercer as funções de presidente executiva interina.
No comunicado emitido há instantes pelo organismo, foram, igualmente, indicados, como administradores executivos interinos, Natália de Carvalho de Jesus e Cleiton Pereira, que ocupavam funções de directores.
Até a presente data, quinta-feira, 6 de Fevereiro, Cristina Giovanna Dias Lourenço respondia pelos departamentos de finanças, património, comunicação e intercâmbio. Tinha sido nomeada nesta função em agosto de 2020.
O seu percurso profissional na BODIVA teve início em 2014. Destacada no Departamento de Negociação, como analista de mercados, coube-lhe também a responsabilidade de formar os primeiros técnicos de negociação dos mercados regulamentados. Cumulativamente, desempenhou tarefas de estudo e promoção do mercado no Departamento de Desenvolvimento de Mercado.
Em 2016, de acordo com o resumo autobiográfico, Cristina imigra para o Ministério das Finanças, e participa da implementação e restruturação da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projectos com Financiamento Externo (UTAP), onde, na qualidade de directora-geral adjunta, tinha como principal tarefa avaliar o grau de impacto e preparação dos projectos de investimento financiados por recursos externos, bem como garantir a boa execução física e financeira dos mesmos.
É licenciada em Gestão, pela The London School of Economics and Political Science (LSE) (2012), no Reino Unido, e mestre em Gestão de Investimentos, pela Pace University – Lubin School of Business (2014), Estados Unidos da América.
Notícia actualizada às 21:23