A operação insere-se na estratégia de fomento do mercado de títulos públicos e tem como objectivos privilegiar a captação de financiamento interno, diversificar as fontes de financiamento do OGE e ampliar os instrumentos financeiros disponíveis para canalização das poupanças dos agentes económicos.
A emissão será realizada através do formato de Bookbuilding, com maturidades de 5 e 8 anos, cujos vencimentos estão previstos para 13 de Agosto de 2030 e 13 de Agosto de 2033, respectivamente.
As taxas de juro de referência situam-se entre 5,00% e 7,00%, e os títulos pagarão cupões semestrais. O período de subscrição decorrerá de 6 a 29 de Outubro, estando aberto a todos os investidores, nacionais e estrangeiros, através de bancos, sociedades distribuidoras e corretoras de valores mobiliários habilitadas a operar no mercado angolano.
As operações registadas nos livros de ordens serão liquidadas financeiramente em dois ciclos: o primeiro no dia 17 de Outubro e o segundo no dia 31 do mesmo mês. A liquidação física ocorrerá no dia útil seguinte, sendo que a emissão permitirá liquidação em Kwanzas e em dólares norte-americanos.
Segundo ainda o comunicado do Ministério das Finanças, esta iniciativa enquadra-se na estratégia de captação de recursos para cobrir as necessidades de financiamento do OGE de 2025, assegurando a continuidade dos programas económicos e sociais previstos.