João Gonçalo Lourenço de Jesus vai integrar a Comissão Executiva do Banco de Fomento Angola (BFA), assumindo as funções de Chief Financial Officer (CFO), a partir de Fevereiro. A nomeação está sujeita à respectiva eleição em reunião da Assembleia-Geral do Banco e à validação regulatória do Banco Nacional de Angola (BFA), no quadro do respectivo processo de análise da idoneidade.
Licenciado em Economia, pela Escola de Economia e Gestão de Lisboa (ISEG – Lisbon School of Economics & Management), João Jesus tem um percurso profissional iniciado na KPMG Portugal, onde trabalhou como senior durante 4 anos e 6 meses, de Setembro de 2010 a Fevereiro de 2015.
Muda-se para E&Y, em Fevereiro de 2015, onde, ao fim de 2 anos e oito meses, ascende a Manager. Em 2018, recebe a proposta para trabalhar em Angola, no Banco Económico, onde assume o posto de director de contabilidade. Assumiu as funções por quase 4 anos.
Desde Agosto de 2022 que exerce funções de assessor do Conselho de Administração do Banco de Comércio e Indústria (BCI), detido em 100% pelo Grupo Carrinho.
A integração deste executivo na Comissão Executiva do Conselho de Administração (CECA) do BFA, segundo maior em activo do País, resulta da alteração na estrutura societária, após aquisição das acções da instituição bancária no mercado primário e no mercado secundário. Na prática, isso significa que um grupo de investidores constituiu um representante legal, que, através de uma procuração, indica os seus representantes nos órgãos sociais.
