O mercado de capitais angolano encerrou esta sexta-feira, último dia útil da semana e do mês de Janeiro, com o Ring the Bell das Obrigações BAI 2026–2031.
A sessão do dia ficou marcada pela admissão à negociação das Obrigações do Banco Angolano de Investimentos (BAI) 2026–2031, que arrecadou AOA 50 mil milhões (US$ 54,81 milhões) com a OPS BAI 2026- 2031, ao preço de venda fixado em AOA 25 mil (US$ 27,40) por unidade, tendo sido vendidas e alocadas 2.000.000 de unidades. Hoje, as obrigações estrearam no mercado com uma valorização de 10%, sinalizando uma recepção positiva por parte dos investidores.
Nesta mesma sessão, destacaram-se os títulos accionistas do BCGA, que registaram uma valorização de 2,18%, já no campo negativo, algumas Obrigações do Tesouro Não Reajustáveis (OT-NR) apresentaram ligeiras correcções em baixa, reflectindo um ajustamento.
O mercado accionista manteve um ritmo moderado, com o BFA e outras acções cotadas a transaccionarem sem variação percentual relevante.
O segmento obrigacionista continuou a ser o mais activo em termos de número de títulos negociados, com predominância das OT-NR e OT-ME, evidenciando a preferência dos participantes por instrumentos de rendimento fixo, num contexto de procura por estabilidade e previsibilidade.
Em termos globais, a sessão foi marcada por um volume significativo de negócios e montantes transaccionados, confirmando a tendência de consolidação do mercado ao longo de Janeiro.
