Finanças & Wall Street

Movimentações no mercado financeiro em trinta dias

José Praia

5 Dezembro, 2024 - 10:44

José Praia

5 Dezembro, 2024 - 10:44

Este é um rascunho dos principais destaques do mercado financeiro durante os últimos 30 dias. O Menu Gold recai para a Oferta Pública de Venda das acções da BODIVA em bolsa. A listagem inclui a 120.º reunião do Comité de Política Monetária que optou por não mexer nas taxas de juros e a fusão entre Standard Chartered Angola e Access Bank Angola. Há um facto inédito, minto, isso já é sabido por todos: pela sétima vez consecutiva, os resultados do II trimestre do Banco Económico dizem claramente que o banco faliu

TERCEIRA EMPRESA EM BOLSA

Na semana do dia 30 de Outubro, o grande destaque foi da entrada da Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA) no mercado de acções em bolsa, após as liquidações física e financeira das acções alienadas na Oferta Pública de Venda (OPV). Assim, a ENSA tornou-se na terceira empresa nacional a ser admitida no mercado de acções, depois de lá já estar o Banco Angolano de Investimentos (BAI) e o Banco Caixa Geral Angola (BCGA).

BALACENTES

De 15 de Outubro até 18 de Novembro, a maioria dos bancos comerciais anunciou os resultados financeiros do terceiro trimestre. Destaque para o Banco de Fomento Angola que mantém a posição de banco número um em lucro. Más notícias para o VTB África, o banco de origem russa, que vem registando prejuízos cíclicos. A razão pode ser entendida com as sanções impostas às principais empresas russas devido à guerra contra a Ucrânia. A fechar, anotamos as informações contabilistas do segundo trimestre do Banco Económico. Em termos homólogos, a instituição de importância sistémica acumula uma falência técnica de 7 anos consecutivos.

FUSÃO

15 de Novembro, último dia da primeira quinzena de Novembro, encerrou com o anúncio da fusão entre o Standard Chartered Angola e o Access Bank Angola, num casamento que surge na sequência da compra de 60% do Chartered pelo Access.

IPO DA BODIVA

Finalmente, depois de anos em zig zag, foi dado o pontapé de saída para a privatização das acções detidas pelo Estado na BODIVA-SGMR, S.A (Bolsa de Dívidas e Valores de Angola – Sociedade Gestora dos Mercados Regulamentados). As ordens de compra de 30% do capital social começaram a ser oficialmente apresentadas no dia 19, e vão até às 15h do dia 06 de Dezembro. Das 180 mil estão disponíveis 168 mil acções para o público em geral, sendo que os restantes (12 mil) estarão reservados para os trabalhadores. O preço de submissão das ordens estará entre os 8663 e os kz13259, e as autoridades prevêem embolsar mais de 1,7 mil milhões de Kwanzas. Lwei Brokers, BFA Capital Markets, Áurea SDVM e Caixa Geral Angola são os agentes de intermediação.

BNA DEIXA TUDO NA MESMA

O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Central decidiu não mexer na política monetária na última reunião do ano, realizada entre os dias 18 e 19 de Novembro, decisão esperada pela maioria dos analistas e pelos mercados financeiros. Neste encontro, que constitui uma das principais instâncias de formulação e execução da política monetária no país, teve como ponto culminante a análise do comportamento recente da inflação e a deliberação sobre ajustes estratégicos para o próximo período económico. Pela terceira vez consecutiva, foi decidida a manutenção da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez em 20,5% e 18,5% para a Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez. Manteve-se, também, a taxa básica de juro directora (taxa BNA) em 19,5%.

Partilhar nas Redes Sociais

+ LIdas

Leia também

error: Conteúdo protegido!!

Informação de qualidade que o ajuda a crescer

Já é assinante?

Informação de qualidade que o ajuda a crescer