O Ministério das Finanças (MinFin) anunciou, no dia 3 de Novembro, a abertura da segunda fase da emissão de Obrigações do Tesouro em Moeda Estrangeira (OT-ME), no valor de até USD 300 milhões, no âmbito da estratégia de diversificação das fontes de financiamento do Orçamento Geral do Estado de 2025.
Trata-se de dois instrumentos com prazos e rendibilidades competitivas. Os títulos disponibilizados têm maturidades de 4,8 e 7,8 anos, com taxas de juro de 5% e 7%, respectivamente, e serão emitidos com vencimento em Agosto de 2030 e Agosto de 2033.
A operação contempla títulos com liquidação em kwanzas e dólares norte-americanos, reafirmando o compromisso do Governo em promover o mercado de capitais nacional e atrair poupança interna e externa para o financiamento do Estado
Os cupões serão pagos semestralmente, assegurando rendimentos estáveis aos investidores.
De acordo com o ministério de Vera Daves de Sousa, a subscrição estará aberta até 25 de Novembro, tendo dito início no passado dia 3, junto das instituições financeiras habilitadas a operar no mercado de valores mobiliários. As liquidações financeiras ocorrerão às quintas-feiras.
Reforço da sustentabilidade orçamental
Esta emissão integra-se na política de gestão prudente da dívida pública e na exploração de alternativas de financiamento interno, contribuindo para a sustentabilidade das finanças públicas e para o financiamento das metas económicas e sociais do país.
Com esta iniciativa, o Governo reafirma o compromisso com a estabilidade macroeconómica, diversificação das fontes de financiamento e fortalecimento do mercado de capitais angolano.