Finanças & Wall Street

Os big five na intermediação da compra das acções do BFA

Nelson Francisco Sul

28 Setembro, 2025 - 21:31

Nelson Francisco Sul

28 Setembro, 2025 - 21:31

As grandes gestoras de corretagem que dominam o mercado de valores mobiliários, como a BFA CM e Áurea SDVM, foram largamente ultrapassadas em montante de procura e em quantidade de acções procuradas. Saiba quem foram os dois maiores brokers, em procura e em alocação, e que têm o Banco de Comércio e Indústria (BCI) e o Banco Keve como entidades liquidatárias

Prospectum Capital, Prime Solutions, BFA Capital Markets, Áurea SDVM e Eaglestone, foram os cinco maiores agentes de intermediação na corrida à compra de 29,75% do capital social do Banco de Fomento Angola (BFA), que teve como oferentes a Unitel, que alienou 15% dos 51,9% que controlava, e o Banco Português de Investimento (BPI), que alienou 14,75% dos 48,1%.

Na mobilização do montante para aquisição da Oferta Pública de Venda do BFA, num universo de dezanove agentes de intermediação, dois brokers destacaram-se, em conjunto, na captação de 61,87% do montante total procurado.

A Prospectum Capital (PCAP), presidida por Edmilson Rita de Oliveira, tendo sido registada em Novembro de 2023, pela Comissão do Mercado de Capitais (CMC), destacou-se como a número 1 na captação dos recursos. A correctora do Grupo Carrinho, que, entretanto, participou pela primeira vez numa IPO, mobilizou AOA 367,06 mil milhões, traduzindo-se em 32,92% do valor global procurado.

A Prime Solutions teve a segunda maior participação em montante e em quantidade de acções procuradas. A equipa de Luís Miguel Palhota Dias, presidente do conselho de administração, mobilizou AOA 322,74 mil milhões, equivalente a 28,95% do montante total procurado.

A BFA Capital Markets e a Áurea SDVM, os dois maiores no mercado de capitais, intermediando a negociação de títulos de valores mobiliários, e detidos pelos dois maiores bancos do país (BFA e o BAI), ocuparam o terceiro e quarto lugares.

Com uma taxa de 20,90%, a equipa de Odair Costa, a líder do sindicato de agentes de intermediação, mobilizou AOA 233 mil milhões, ao passo que a distribuidora liderada por Kelson Cardoso, teve uma participação de 9,67%, ao mobilizar um montante na ordem de AOA 107 mil milhões.

Fecha as big five a Eaglestone, a distribuidora de valores mobiliários comandada por Pedro Ferreira Neto, que mobilizou o montante de AOA 16,84 mil milhões.

A performance dos brokers

Partilhar nas Redes Sociais

+ LIdas

Leia também

error: Conteúdo protegido!!

Informação de qualidade que o ajuda a crescer

Já é assinante?

Informação de qualidade que o ajuda a crescer