Finanças & Wall Street

Os mastermind da BFA Capital Markets

Nelson Francisco Sul

16 Julho, 2025 - 13:20

Nelson Francisco Sul

16 Julho, 2025 - 13:20

O comando da Comissão Executiva da BFA CM é compartilhado entre três executivos, todos com vasta experiência no segmento da banca de investimentos, financiamento, execução de operações em intermediação de Oferta Pública Inicial, Oferta Pública de Venda de Obrigações, Fusões e Aquisições e plano estratégico

Odair Costa, presidente da Comissão Executiva

Na recente remodelação do board da sociedade distribuidora de valores mobiliários do Grupo Banco de Fomento Angola (BFA), a BFA Capital Markets, ocorrida na primeira quinzena de Fevereiro, Odair José Rodrigues Costa foi a contratação sensação. O ex-executivo de topo da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) acabou por ceder a oferta do banco mais lucrativo do sistema nacional para liderar a sua unidade especializada no mercado de capitais e financeiro.

‎Licenciado em Gestão e Administração Pública, com especialização em Gestão Financeira, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, Odair Costa começou a trabalhar num call center, em Portugal, onde, aos 21 anos de idade, supervisionou uma equipa comercial composta por 20 pessoas.

‎O seu percurso profissional no mercado financeiro começa em 2007, no português Banco BEST, onde, na função de consultor financeiro pessoal, foi responsável pelo acompanhamento e gestão de uma carteira de clientes particulares e institucionais. Em 2009, integra a Direcção de Investimento, onde geriu produtos financeiros como acções, obrigações, fundos de investimento, entre outros.

‎Em Agosto de 2012 deixa o Banco Best e junta-se a Ucall, o maior contacto center de Angola, como coordenador operacional. Cinco meses depois, isto em Janeiro de 2013, integra o Banco Valor, assumindo a posição de Gestor de Carteira de Investimentos (Trader).

‎Em Outubro de 2014, ingressa na BODIVA, fazendo parte da equipa executiva fundadora, ocupando a função de director do Departamento de Negociação durante cinco anos. Em 2019, ascende à administrador Executivo, responsabilizando-se pela área estratégica do desenvolvimento de mercado, negociação e listagem de valores mobiliários.

Paulo Graça e Silva, administrador executivo

Com uma carreira de mais de três décadas na banca, iniciada em Portugal, Paulo Graça e Silva embarcou para o sector financeiro em 1993, um ano depois de ter concluído a licenciatura em Organização e Gestão de Empresas, pelo ISCTE – Business School. Foi no Banco Totta & Açores, onde começou a dar os primeiros passos, como analista financeiro júnior, depois de um estágio no Gabinete de Estudos e Planeamento no Ministério da Indústria e Energia de Portugal.

‎Em 1995, muda-se para o Totta Finance, colocado no departamento de assessoria financeira, onde permaneceu até 1998, altura em que é contratado pelo Banco Chemical Finance como analista sénior de corporate finance.

‎Em 2000, terminado o mestrado em Ciências Empresariais (ISCTE), decide ingressar no CaixaBi (Caixa Banco de Investimento), assumindo funções de director de Project & Structured Finance (2000-2010). Regressado ao País, mas com a proposta de integrar o Caixa Angola, Paulo Graça e Silva desempenhou variadíssimas funções: director  Banca de Investimento (2011 – 2015), director de corporate e banca de investimento (2015 – 2017), e director da Banca de Empresas e Petróleos (2018 – 2020).

‎Num ano em que a economia mundial dava os primeiros sinais de entrada nos “cuidados intensivos”, ensombrado pela Covid-19, este experiente executivo muda-se para o Banco de Fomento Angola (BFA), como director da Banca de Investimento. Entretanto, o seu profundo conhecimento em dossiers ligados à organização, originação, estruturação e execução de operações em intermediação de Oferta Pública Inicial (IPO) e Oferta Pública de Venda (OPV) de Obrigações, assim como em temas ligados ao Financiamento, Fusões e Aquisições, levam-no ao board da BFA Capital Markets, a sociedade distribuidora de valores mobiliário do Grupo BFA.

Telmo Van-Dúnem, administrador executivo

Mestre em Análise Económica Aplicada pela Barcelona School of Economics (Espanha), além de uma pós-graduação em Mercados Financeiros, pela portuguesa ISCTE, Telmo José Pacavira Dias Van-Dúnem está ligado à banca desde 2013.

‎Foi na empresa-mãe do Grupo BFA, o Banco de Fomento Angola (BFA), onde começou a dar os primeiros passos, colocado na Unidade de Business Development (UBD). Tem ainda passagem na Direcção de Transformação, órgão responsável pelo acompanhamento da implementação do Plano Estratégico do Banco, e na Direcção Financeira e Internacional, onde foi responsável pela Área de Produtos de Valor Acrescentado.

‎Na BFA Capital Markets, Telmo Dias Van-Dúnem assume a posição de administrador executivo desde 2020, tendo sido reconduzido em Fevereiro de 2025.

Partilhar nas Redes Sociais

Nelson Francisco Sul

Director

Nasceu em Benguela, cursou Direito, mas apaixonou-se pelo Jornalismo. Desde então, esteve sempre inclinado em jornalismo político e investigativo. Foi correspondente na Deutsche Welle, emissora internacional da Alemanha, e no Expresso, o principal jornal de informação generalista de Portugal. Em Angola, conta com passagens em diversos órgãos, destacando o extinto Semanário Angolense e o jornal económico Expansão. Até fundar o O Telegrama, Nelson prestou consultoria em duas agências britânicas de classificação de risco de crédito e de risco reputacional de negócios.

+ LIdas

Leia também

error: Conteúdo protegido!!

Informação de qualidade que o ajuda a crescer

Já é assinante?

Informação de qualidade que o ajuda a crescer