Odair Costa, presidente da Comissão Executiva
Na recente remodelação do board da sociedade distribuidora de valores mobiliários do Grupo Banco de Fomento Angola (BFA), a BFA Capital Markets, ocorrida na primeira quinzena de Fevereiro, Odair José Rodrigues Costa foi a contratação sensação. O ex-executivo de topo da Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) acabou por ceder a oferta do banco mais lucrativo do sistema nacional para liderar a sua unidade especializada no mercado de capitais e financeiro.
Licenciado em Gestão e Administração Pública, com especialização em Gestão Financeira, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, Odair Costa começou a trabalhar num call center, em Portugal, onde, aos 21 anos de idade, supervisionou uma equipa comercial composta por 20 pessoas.
O seu percurso profissional no mercado financeiro começa em 2007, no português Banco BEST, onde, na função de consultor financeiro pessoal, foi responsável pelo acompanhamento e gestão de uma carteira de clientes particulares e institucionais. Em 2009, integra a Direcção de Investimento, onde geriu produtos financeiros como acções, obrigações, fundos de investimento, entre outros.
Em Agosto de 2012 deixa o Banco Best e junta-se a Ucall, o maior contacto center de Angola, como coordenador operacional. Cinco meses depois, isto em Janeiro de 2013, integra o Banco Valor, assumindo a posição de Gestor de Carteira de Investimentos (Trader).
Em Outubro de 2014, ingressa na BODIVA, fazendo parte da equipa executiva fundadora, ocupando a função de director do Departamento de Negociação durante cinco anos. Em 2019, ascende à administrador Executivo, responsabilizando-se pela área estratégica do desenvolvimento de mercado, negociação e listagem de valores mobiliários.
Paulo Graça e Silva, administrador executivo
Com uma carreira de mais de três décadas na banca, iniciada em Portugal, Paulo Graça e Silva embarcou para o sector financeiro em 1993, um ano depois de ter concluído a licenciatura em Organização e Gestão de Empresas, pelo ISCTE – Business School. Foi no Banco Totta & Açores, onde começou a dar os primeiros passos, como analista financeiro júnior, depois de um estágio no Gabinete de Estudos e Planeamento no Ministério da Indústria e Energia de Portugal.
Em 1995, muda-se para o Totta Finance, colocado no departamento de assessoria financeira, onde permaneceu até 1998, altura em que é contratado pelo Banco Chemical Finance como analista sénior de corporate finance.
Em 2000, terminado o mestrado em Ciências Empresariais (ISCTE), decide ingressar no CaixaBi (Caixa Banco de Investimento), assumindo funções de director de Project & Structured Finance (2000-2010). Regressado ao País, mas com a proposta de integrar o Caixa Angola, Paulo Graça e Silva desempenhou variadíssimas funções: director Banca de Investimento (2011 – 2015), director de corporate e banca de investimento (2015 – 2017), e director da Banca de Empresas e Petróleos (2018 – 2020).
Num ano em que a economia mundial dava os primeiros sinais de entrada nos “cuidados intensivos”, ensombrado pela Covid-19, este experiente executivo muda-se para o Banco de Fomento Angola (BFA), como director da Banca de Investimento. Entretanto, o seu profundo conhecimento em dossiers ligados à organização, originação, estruturação e execução de operações em intermediação de Oferta Pública Inicial (IPO) e Oferta Pública de Venda (OPV) de Obrigações, assim como em temas ligados ao Financiamento, Fusões e Aquisições, levam-no ao board da BFA Capital Markets, a sociedade distribuidora de valores mobiliário do Grupo BFA.
Telmo Van-Dúnem, administrador executivo
Mestre em Análise Económica Aplicada pela Barcelona School of Economics (Espanha), além de uma pós-graduação em Mercados Financeiros, pela portuguesa ISCTE, Telmo José Pacavira Dias Van-Dúnem está ligado à banca desde 2013.
Foi na empresa-mãe do Grupo BFA, o Banco de Fomento Angola (BFA), onde começou a dar os primeiros passos, colocado na Unidade de Business Development (UBD). Tem ainda passagem na Direcção de Transformação, órgão responsável pelo acompanhamento da implementação do Plano Estratégico do Banco, e na Direcção Financeira e Internacional, onde foi responsável pela Área de Produtos de Valor Acrescentado.
Na BFA Capital Markets, Telmo Dias Van-Dúnem assume a posição de administrador executivo desde 2020, tendo sido reconduzido em Fevereiro de 2025.