Finanças & Wall Street

Quantidade de investidores na BODIVA corresponde a 0,1% da população angolana

Adnardo Barros

13 Dezembro, 2024 - 08:58

Adnardo Barros

13 Dezembro, 2024 - 08:58

Os dados do balanço são da Central de Valores Mobiliários (CEVAMA), responsável pela custódia e liquidação dos valores mobiliários transacionados, contabilizando 34 721 contas custódia, o que significa que apenas 0,1% da população angolana, estimada em 38 milhões de habitantes, investe no mercado de capitais

A entrada de empresas no Mercado de Bolsa de Acções (MBA) tem atraído os investidores angolanos que encontram neste mercado alternativas de investimentos e financiamentos.

Embora se assista a uma evolução nos mercados regulamentados pela Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), muito impulsionado pelas recentes admissões de 30% das acções da seguradora ENSA e de 30% das acções da própria gestora da bolsa, a BODIVA, que se juntaram ao Banco Angolano de Investimentos (BAI) e ao Banco Caixa Geral Angola (BCGA), o número de investidores ainda é reduzido.

De Janeiro a Outubro de 2024, foi registada pela CEVAMA a abertura de 5 999 contas, o número parece ser razoável, mas, se comparado ao igual período de 2023, altura em que foram registadas 12 041 contas abertas, há um decréscimo de 50%.

Em Outubro, com a entrada da ENSA na bolsa de acções, registou-se o maior número de abertura de contas custódia, com a calculadora a indicar mil e duzentos e vinte e cinco (1225). O global de contas registadas pela entidade responsável pela custódia e liquidação dos valores mobiliários transacionados foi contabilizado em 34 721. Contas feitas, com uma população estimada em 38 milhões de habitantes, segundo novos dados das Nações Unidas, que cita o Worldometer, apenas 0,1% da população angolana possui uma conta custódia e com interesse em investir no mercado de capitais.

Com a saída parcial dos bancos na intermediação financeira, entre as 16 sociedades distribuidoras e correctoras registadas na Comissão do Mercado de Capitais (CMC), três sociedades concentram 85% das contas de registo individualizado.

A distribuidora BFA Capital Markets, em cuja Comissão Executiva está Suzeth Bravo da Rosa, é a que mais registo de contas abertas concentra, totalizando 19 157, o que corresponde a 55,17%. No segundo lugar, aparece a AUREA, em cuja presidência da Comissão Executiva está Kelson Lobo Ivo Cardoso, com um registo de 8257 contas abertas, um peso de 23%. O pódio é completado pela Hemera Capital Partners, em cuja presidência da Comissão Executiva está Mário Falhas Amaral, concentrado 2.766 contas (7,97%).

CEVAMA encerrou 79 mil contas

Em 2023, a CEVAMA encerrou 79 519 contas inactivas e sem posição, na sequência do processo de migração dos serviços de custódia das instituições financeiras bancárias para as correctoras e distribuidoras.

O número de contas activas em 2023 foram de 30 298, entre contas de carteira próprias dos membros, contas de regularização e de registo individualizado de variadas tipologias de investidores. No mesmo período, foram abertas novas contas de registo individualizado (24 476), contra 39 158 contas abertas em 2022.

Partilhar nas Redes Sociais

+ LIdas

Leia também

error: Conteúdo protegido!!

Informação de qualidade que o ajuda a crescer

Já é assinante?

Informação de qualidade que o ajuda a crescer