No segundo trimestre do ano em curso, o Standard Bank Angola (SBA), o Banco de Fomento Angola (BFA) e o Banco Angolano de Investimentos (BAI) foram as instituições bancárias que mais receberam reclamações de insatisfação por parte de seus clientes.
O relatório do supervisor bancário refere que as instituições financeiras bancárias receberam um volume de 8 173 reclamações no período em referência, numa média de 2 724 processos por mês.
Do total das reclamações, os bancos sistémicos concentraram maior número de insatisfação dos clientes, com um registo de 7 396, traduzindo-se numa representatividade de 90,49%, e uma média de 34,74 reclamações por cada 100 mil clientes para os que têm mais de 1 milhão de contas bancárias abertas. As instituições com menos de 1 milhão de contas abertas registaram em média 127,81 reclamações por cada 50 mil clientes.
A banca não sistémica concentrou apenas 9,51% de insatisfação de clientes, com um registo de 777 de reclamações no período em análise, numa média de 446,44 reclamações por cada 50 mil clientes.
O Standard Bank, com um total de 2 301 queixas, volta a estar na primeira posição no ranking das reclamações. O BFA posicionou-se no segundo lugar ao registar um total de 2 001 queixas, enquanto o BAI registou 1 355 queixas.
As insatisfações dos clientes do banco liderado por Luís Teles estão relacionadas à internet banking, contas de depósito à ordem e cartões de débito, enquanto para o banco liderado por Luís Gonçalves estão relacionadas com caixas automáticos/TPA, contas de depósito à ordem e contas ordenados. As contestações apresentadas ao regulador contra o banco liderado por Luís Lélis estão relacionadas a contas de depósitos à ordem, cartões pré-pagos e crédito ao consumo.