Finanças & Wall Street

Standard Bank lidera ranking de insatisfação dos clientes no IT25 ‎

José Praia

10 Outubro, 2025 - 10:08

José Praia

10 Outubro, 2025 - 10:08

‎O ranking das reclamações do sistema financeiro angolano, referente ao primeiro trimestre de 2025, divulgado pelo Banco Nacional de Angola (BNA), apresenta o Standard Bank Angola (SBA) como a instituição financeira bancária nacional com maior número de insatisfação de clientes, perto de 4 mil reclamações em apenas 90 dias. O pódio da insatisfação é fechado pelos dois maiores bancos do sistema nacional

‎Standard Bank Angola (SBA), Banco de Fomento Angola (BFA) e Banco Angolano de Investimentos (BAI) foram as instituições bancárias com maiores números de clientes insatisfeitos. De acordo com o relatório do Banco Central angolano, as instituições financeiras bancárias receberam um volume de 9 218 reclamações, numa média de 3 073 processos por mês, embora esta cifra represente uma redução de 44,29% quando comparado com o volume de 16 548 reclamações registadas no período homólogo.

‎A banca sistémica registou de 8479 das reclamações, concentrando maior número de insatisfação dos clientes, traduzindo-se numa representatividade de 91,98%, e uma média de 31,87 reclamações por cada 100 mil clientes para os que têm mais de 1 milhão de contas bancárias. Em contrapartida, os bancos sistémicos com menos de 1 milhão de contas abertas, registaram em média 1012,25 reclamações por cada 50 mil clientes.

‎A banca não sistémica concentrou apenas 8,02% de insatisfação dos clientes, com um registo de 739 de reclamações no período em análise, uma média de 44,27 reclamações por cada 50 mil clientes.

‎O campeão das reclamações foi o Standard Bank Angola, com um total de 3936 queixas feitas à sede e demais dependências do órgão supervisor do sistema financeiro nacional. A equipa de Luís Fialho Teles registou uma média de 844,50 reclamações por cada 50 mil clientes. As queixas dos clientes estiveram relacionadas ao serviço de internet banking, contas de depósito à ordem e transferências.

‎O BFA, que esteve na segunda posição do pódio, com o registo de 1677 queixas, numa média de 48,63 reclamações por cada 100 mil clientes, as insatisfações dos seus clientes estiveram relacionadas com as Caixas Automáticos/TPA, contas de depósito à ordem e contas ordenados.

‎Com 1196 contestações apresentadas ao regulador, numa média de 47,13 reclamações por cada 100 mil clientes, o Banco BAI ocupou a terceira posição no ranking das insatisfações, relacionadas a contas de depósitos à ordem, mobile banking e transferências.

‎O BIC, com 717 descontentamentos, numa média de 35,11 reclamações por cada 100 mil clientes, foi a quarta colocada e as queixas estiveram relacionadas com as Caixas Automáticos/TPA, contas de depósitos à ordem e descontos bancários. Fecha o top five o banco comercial público, o BPC, que registou 535 queixas, uma média de 19,08 reclamações por cada 100 mil clientes.

‎Dos onze (11) bancos catalogados como não sistémicos, incluindo o Banco de Desenvolvimento Angola (BDA), o Banco de Crédito do Sul (BCS) apresentou menos insatisfação por parte de clientes, tendo registado apenas três (3) queixas, numa média de 2,53 reclamações por cada 50 mil clientes, relacionados a cartões pré-pagos, cartões de crédito e contas de depósito à ordem.

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