A Recredit vai ter um novo presidente do conselho de administração, medida que poderá abranger a reconfiguração dos órgãos sociais da entidade, soube o O Telegrama de fonte do Ministério das Finanças. Valter Rui Dias de Barros, um dos gestores mais reputados do mercado, está de saída para abraçar um novo desafio no sector financeiro.
Figura bastante conhecida em Angola e em Portugal, este executivo tem 28 anos de experiência profissional e conta com um percurso de liderança de topo. No Banco Comercial Português, conhecido por Millennium BCP, onde a Sonangol detém uma participação qualificada de 19,49%, Valter Barros actua como segundo vice-Presidente do Conselho de Administração e vogal da Comissão de Auditoria.
Ainda no Millennium BCP, foi vogal da Comissão de Remunerações e vogal do Conselho de Remunerações e Previdência.
Tem passagem no conselho de administração do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), onde foi administrador executivo, entre 2006 a 2016. Teve ainda uma curta passagem como director de informática no Banco Caixa Geral Angola (BCGA).
Antes de assumir a condução da Recredit-Gestão de Activos., S.A., Valter Rui Dias de Barros presidiu, entre 2018 a 2019, o governo do Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE).
Em 1992, concluiu a licenciatura em Matemática Aplicada à Ciência da Computação pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (Portugal), onde, também, fez uma pós-graduação e um mestrado em Engenharia Electrotécnica e da Computação. Foi professor na Universidade Católica de Angola e na Escola de Gestão de Angola.
Criada em 2016, a Recredit é detida pelo Ministério das Finanças e pelo IGAPE. O objectivo inicial era absorver o crédito malparado do banco comercial de capitais inteiramente estatais, o Banco de Poupança e Crédito (BPC), mas o seu campo de actuação estende-se agora para a banca comercial privada.
Os últimos dados disponíveis da entidade, referente a 2024, indicam uma recuperação do crédito malparado do BPC na ordem de AOA 108,4 mil milhões (US$ 118 milhões).
