CPLP +

Alemanha não permitirá que guerra seja conflito entre Rússia e NATO

30-01-2023 12:30

DN/Lusa

30-01-2023 12:30

DN/Lusa

Scholz explicou que, juntamente com o presidente norte-americano, Joe Biden, tem recusado "enviar tropas para a Ucrânia" para evitar uma escalada do conflito

Ochanceler alemão reafirmou que a Alemanha não permitirá que a guerra na Ucrânia se transforme num conflito entre a Rússia e a NATO, no final de um encontro com o Presidente do Chile.

“Contribuímos para que não houvesse uma escalada do conflito, pois isso teria consequências graves para todo o mundo”, avisou Olaf Scholz, no domingo, no âmbito de uma visita a vários países da América do Sul.

“Isso levaria, por exemplo, a uma guerra entre a Rússia e os países da NATO. Isso não vai acontecer, vamos impedir com todos os nossos esforços, conseguimos até agora e continuaremos a fazê-lo”, disse.

O chefe do governo alemão considerou tratar-se “de apoiar a Ucrânia”, de “ter um debate sério” para tomar decisões necessárias e não “uma competição [para ver] quem manda mais armas”.

Scholz explicou que, juntamente com o Presidente norte-americano, Joe Biden, tem recusado “enviar tropas para a Ucrânia” para evitar uma escalada do conflito.

Numa entrevista ao jornal alemão Tagesspiegel, publicada também no domingo, o chanceler tinha assegurado que a Alemanha não vai enviar aviões de combate para a Ucrânia, numa altura em que Kiev pede ao Ocidente mais armas para conter a invasão russa.

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email