CPLP +

Erdogan anuncia que líder do Estado Islâmico foi morto

01-05-2023 10:50

Diário de Notícias

01-05-2023 10:50

Diário de Notícias

O presidente da Turquia anunciou que o "presumível chefe" do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) foi "neutralizado" no sábado na Síria numa operação conduzida pelos serviços secretos turcos

“O presumível chefe do Daesh, nome de código Abou Hussein al-Qourachi, foi neutralizado durante uma operação realizada ontem [sábado] pelo MIT (serviços secretos turcos) na Síria”, declarou o chefe de Estado turco numa entrevista televisiva.

O EI havia anunciado em 30 de novembro a morte do anterior líder, Abu Hasan al-Hachimi al-Qurachi, sem especificar as circunstâncias. Foi substituído de imediato por Abu Al-Husein al-Huseini al-Qurachi, de acordo com o grupo terrorista.

Segundo um correspondente da AFP no norte da Síria, os serviços secretos turcos e a polícia militar local apoiada pela Turquia cercaram uma área perto da cidade de Jindires, na região de Afrin (noroeste), no sábado.

Moradores do local questionados pela AFP indicaram que foi realizada uma operação contra uma quinta abandonada que serviu no passado como madraça.

Recep Tayyip Erdogan regressou à campanha eleitoral no sábado após três dias em que esteve a recuperar de uma gastroenterite. Nas eleições parlamentares e presidenciais de dia 14 joga-se o seu futuro político, com a maioria das sondagens a atribuir a dianteira ao líder do partido laico e republicano CHP Kemal Kilicdaroglu.

Este anúncio surge também numa altura em que diplomatas se multiplicam em reuniões para a normalização das relações da Síria de Bashar al-Assad com outros países, entre os quais a Turquia.

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email