CPLP +

Jean-Marie Le Pen hospitalizado após ataque cardíaco

16-04-2023 10:46

DN

16-04-2023 10:46

DN

Jornal francês dá conta que o estado de saúde do fundador da Frente Nacional, pai de Marine Le Pen, preocupa os médicos. Tem 94 anos

Jean-Marie Le Pen, fundador da Frente Nacional (extrema-direita francesa) e pai de Marine Le Pen, foi hospitalizado este sábado, revela o jornal Le Point. Segundo a AFP, terá sofrido um “ligeire ataque cardíaco”.

O antigo político, de 94 anos, estaria com um “grande cansaço, talvez de natureza cardíaca”, de acordo com um amigo, o que levou à sua “hospitalização imediata”.

De acordo com o jornal, o estado de saúde de Jean-Marie Le Pen foi considerado “grave” pelos médicos, tendo a sua família mais próxima sido chamada. Le Pen é casado desde 1991 com Jany, tendo três filhos do primeiro casamento com Pierrette Lalanne – incluindo Marine Le Pen.

“Jean-Marie Le Pen foi hospitalizado numa instituição pública na região de Paris. A sua família e amigos estão preocupados, mas calmos”, disse um seu conselheiro Lorrain de Sain Afrique à AFP, confirmando a informação do Le Point. Le Pen continua “consciente”, acrescentou.

No ano passado, Le Pen já tinha estado hospitalizado após sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O líder histórico da extrema-direita francesa, que foi cinco vezes candidato à presidência, passou a liderança da Frente Nacional à sua filha em 2011, tendo Marine Le Pen transformado o partido, dando-lhe o nome de Rassemblement National (Reunião Nacional, RN).

Após vários confrontos entre os dois sobre as diferenças de estratégia e orientação ideológica, ela excluiu-o da formação, em 2015.

Jean-Marie Le Pen continuou, no entanto, como presidente honorário até 2018 e, um ano depois, deixou de vez a política no final do seu mandato como eurodeputado. Continua contudo a comentar a vida política.

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email