CPLP +

Republicana Nikki Haley é candidata à presidência dos EUA

14-02-2023 11:52

DN/AFP

14-02-2023 11:52

DN/AFP

"É o tempo de uma nova geração liderar", afirma Nikki Haley, de 51 anos, que desafia Donald Trump na corrida à Casa Branca

A ex-embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Nikki Haley, anunciou esta terça-feira que é candidata às eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2024. A republicana, de 51 anos, é a primeira candidata a desafiar o ex-presidente Donald Trump na corrida à nomeação do Partido Republicano do próximo ano.

“Sou Nikki Haley e estou a concorrer à presidência”, disse a ex-governadora da Carolina do Sul numa mensagem em vídeo, partilhada na rede social Twitter.

“É o tempo de uma nova geração liderar – redescobrir a responsabilidade fiscal, proteger a nossa fronteira e fortalecer o nosso país, o nosso orgulho e o nosso propósito”, referiu Nikki Haley, antiga governadora da Carolina do Sul, filha de imigrantes indianos.No vídeo filmado em Bamberg, cidade onde nasceu na Carolina do Sul, Nikky Haley, posiciona-se como uma alternativa ao ex-presidente Donald Trump, de 76 anos.

Considera-se uma agente de mudança que pode revigorar um partido e um país, que diz ter perdido o rumo nos últimos anos. No vídeo, Haley destacou o seu passado como uma forma de unir uma nação dominada por tensões raciais.

Apresenta-se como uma “orgulhosa filha de imigrantes indianos”. “Nem negra, nem branca. Eu era diferente”, afirmou. “A minha mãe dizia sempre: ‘o teu trabalho não é focar nas diferenças, mas nas semelhanças'”, destacou.

Haley deve ser a primeira de uma longa lista de republicanos que já deixaram a entender que pretendem entrar nas eleições primárias do partido, incluindo o governador da Florida, Ron DeSantis, o ex-vice-presidente Mike Pence, o ex-secretário de Estado Mike Pompeo e o senador da Carolina do Sul, Tim Scott.

Se for eleita nas presidenciais de 2024, Haley será a primeira mulher Presidente dos EUA e a primeira inquilina da Casa Branca de ascendência indiana.

Haley já tinha sido a primeira mulher a tornar-se governadora da Carolina do Sul, cargo ao qual chegou com apenas 38 anos.

Filha de imigrantes indianos, Haley cresceu a ouvir insultos racistas numa pequena cidade da Carolina do Sul, dizendo que essa condição teve um forte impacto na sua formação política.

Haley já conseguiu reunir apoios de peso para a sua candidatura, incluindo do atual governador da Carolina do Sul, Mark Sanford, e da ex-governadora do Alasca Sarah Palin.

Nas primárias Republicanas de 2016, Haley foi uma das primeiras apoiantes do senador da Florida Marco Rubio, mas acabou a apoiar o senador do Texas, Ted Cruz, antes de se juntar à fileira de apoiantes de Trump.

Com Lusa

Partilhar nas Redes Sociais

WhatsApp
Facebook
Twitter
Email